Rio -  Já foi musa de Ipanema, casada com o famoso compositor Marcos Valle e ajudou a divulgar a bossa nova pelo mundo. Hoje, perambula pelas ruas com um carrinho de feira, muitas vezes falando em um celular imaginário ou fazendo monólogos. A mudança vivida por Anamaria de Carvalho, a famosa ‘Mulher de Branco’, não tirou dela o charme e o carisma. Em uma hora de entrevista perto de seu point, na Rua Vinicius de Moraes, choveram gritos e acenos. Se nas décadas de 1960 e 70 ela desfilava seu corpão pelaorla, hoje transborda doçura, amparada na sua bagagem de vida.
Ana viajou o Brasil inteiro, participou do circuito artístico-intelectual da bossa nova carioca, morou na Califórnia e em Nova York, cantou e encantou Sérgio Mendes. Depois de algumas “bad trips”, se afastou um pouco da cena cultural, mas há dois anos entrou de novo na crista da onda, estrelando documentário produzido pelo jornalista Chico Canindé chamado ‘Anamaria — A Mulher de Branco de Ipanema’.
Foto: Arquivo pessoal
Foto: Arquivo pessoal
“Meu primeiro apelido foi docinho de coco”, lembra-se Anamaria, que também já foi conhecida como ‘Mulher de Rosa’ e hoje adotou o azul. “Gosto de mudar as cores, mas tenho mais carinho pelo branco, que sugere limpeza, religião”, explica.
Ao contrário do que muitos acham, Anamaria não mora na rua, mas em um apartamento em Ipanema. Sua família é bem de vida. Ela adora o bairro. “Aqui tem muita gente que me acompanha. Gosto muito de praia, de me banhar no mar, e namoro o sol.
Quando a chuva vem, combato com doses de alegria”, ensina. Outros hobbies são compor música, fotografar, tocar piano. Bem magrinha, Anamaria explica que come pouco porque só gosta de comer com companhia. “Só não fiz ainda o que Deus não inventou, não tem mais nada”, completa. É, como diz, “the show must go on”.
1 - QUEM É MARCOS VALLE?
Escreveu muitos temas para telenovelas, como ‘Os Ossos do Barão’. É um dos autores da canção ‘Um novo tempo’, hit de Natal da Globo.
2 - O QUE MAIS ELE FEZ?
Nos anos 1960, liderou cisão ideológica da bossa nova: fez uma crítica das influências do jazz americano e propôs sua reaproximação com compositores de morro.
3 - ME CONTA MAIS SOBRE CHICO CANINDÉ.
Jornalista e documentarista, ele é diretor do filme ‘Anamaria, a Mulher de Branco de Ipanema’, que foi lançado em 2011.
4 - QUANDO COMEÇOU A BOSSA NOVA?
No final dos ano 50, lançada por João Gilberto, Tom Jobim, Vinicius de Moraes e jovens compositores de classe média da Zona Sul carioca.
5 - E SÉRGIO MENDES?
Músico e compositor de bossa nova. Viajando pela Europa e pelos Estados Unidos, gravou vários álbuns, chegando a tocar no Carnegie Hall, em Nova York.