Rio -  O Rio de Janeiro  está 3,5 toneladas mais leve: o Programa de Cirurgia Bariátrica do estado alcançou a marca de 300 operações por ano realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) — 20 vezes mais do que as 15 que eram feitas no início do projeto, em 2010. Os procedimentos são no Hospital estadual Carlos Chagas, em Marechal Hermes, e já mudaram a vida de mais de 520 pacientes.
Adriana voltou a ser desejada pelo marido e Claudialucia arranjou trabalho | Foto: Divulgação
Adriana voltou a ser desejada pelo marido e Claudialucia arranjou trabalho | Foto: Divulgação
Um deles é o ex-BBB Agustinho Mendonça, 41 anos. Em 2006, quando participou do reality show, ele pesava 116 kg, e resolveu fazer a redução de estômago em julho de 2011. Hoje, com 74 kg, garante que atrai mais olhares entre as mulheres. “A operação melhorou minha saúde e meu desempenho sexual”, afirma ele.
Segundo o cirurgião Cid Pitombo, chefe do programa do Carlos Chagas, a operação é indicada de acordo com o Índice de Massa Corporal (IMC) do paciente, cujo cálculo leva em conta a altura e o peso. Está apto a ser operado quem tem IMC superior a 40. Entre 35 e 39, podem passar pela cirurgia pacientes que, além de obesos, têm doenças como hipertensão e diabetes.

COMO PARTICIPAR
“A pessoa deve procurar o posto de saúde de seu município. Um médico vai calcular o IMC e indicar se a cirurgia é necessária. Se for, o procedimento é marcado e o paciente, encaminhado ao hospital”, explica o cirurgião. Após a cirurgia, o paciente é acompanhado por mais 5 anos para estabelecer um controle nutricional e psicológico que garantirá a manutenção do peso.
Mais magras e saudáveis, essas pessoas deixam o hospital e voltam para seus empregos e atividades diárias com disposição. “O investimento retorna para o estado, pois esses cidadãos voltam a ser produtivos para a sociedade”, diz Pitombo.
Livre, leve e solto na folia
O Gordinho do Salgueiro — apelido de Amenon Teixeira da Silva, que chamou atenção no último Carnaval ao desfilar no carro ‘Photoshop’acompanhado por um sósia magro — já está fazendo as consultas pré-operatórias. “Sempre quis fazer a cirurgia, mas achava que seria difícil e muito concorrido. Quando me disseram que poderia ser operado dento de poucos meses, percebi que me enganei”, conta ele, que tem 180 kg e mede 1,70 m. Gordinho já planeja: “No Carnaval que vem, pretendo desfilar de novo no Salgueiro e na Mocidade”.