Rio -  O Ministério Público instaurou nesta segunda-feira inquérito civil para investigar a colocação de cimento em canteiros de árvores na Lapa. A medida, tomada pela 2ª Promotoria de Tutela Coletiva do Meio Ambiente, a partir de denúncia feita por moradores, em representação movida no mês passado e que terá como primeira ação notificar os envolvidos, poderá até resultar em Ação Civil Pública.

Nesta segunda-feira, enquanto funcionários da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos do Rio cobriam um canteiro na Avenida Mem de Sá, entre os números 21 e 95, com pedras portuguesas, houve um protesto de moradores que pediam a interrupção do serviço, ameçando até prestar queixa na polícia.

Depois da movimentação, os funcionários começaram a retirar as pedras e os moradores comemoraram.
Um dos canteiros cimentados pela Secretaria Municipal de Conservação: mal sobra espaço para a árvore | Foto: Paulo Alvadia / Agência O Dia
Um dos canteiros cimentados pela Secretaria Municipal de Conservação: mal sobra espaço para a árvore | Foto: Paulo Alvadia / Agência O Dia
Porém, em nota, o órgão informou que após a finalização dos serviços, houve um leve afundamento das pedras portuguesas e que, para a realização perfeita do serviço, os funcionários removeram as pedras para fazer uma camada de concreto que não permitisse novo afundamento.

Segundo a secretaria, a medida foi necessária porque o buraco era fundo e apresentava risco à população. Há cerca de dez canteiros com árvores mortas ou degradadas com raízes cobertas de cimento no bairro, um dos principais roteiros turísticos da cidade. Nos buracos também há acúmulo de esgoto.

Para a fundadora da associação de moradores Eles não Amam a Lapa, Louise Tommasi, a falta dos vegetais diminui a qualidade de vida do bairro. “A prefeitura podia, ao invés de acimentar esses canteiros, cercá-los e tentar resgatar as árvores”, disse.
Moradores fazem manifestação contra cimento nos canteiros na Lapa | Foto: Paulo Alvadia / Agência O Dia
Moradores fazem manifestação contra cimento nos canteiros na Lapa | Foto: Paulo Alvadia / Agência O Dia
Secretaria promete  replantar

A Secretaria de Conservação e Serviços Públicos informou que algumas equipes da Fundação Parques e Jardins irão ao local realizar o replantio de vegetais, mas não soube especificar quantas mudas serão plantadas na Lapa, nem quando o serviço será iniciado.

O órgão também afirmou que a fundação realizou em novembro do ano passado uma série de replantios na via, utilizando-se principalmente da espécie Oitis e que o serviço é contínuo em toda a cidade. Também informou que a atuação dos funcionários é pulverizada em várias áreas urbanas.

Moradores fazem protesto

Os moradores da Lapa Sandra Cândido, o marido, Fernando, e Maria Matias, que participaram do protesto contra a colocação de pedras portuguesas nesta segunda-feira em um canteiro, disseram que donos de bar da região têm usado a acimentação das árvores e, consequentemente, a prolongação da calçada para botar mais mesas nas ruas.

“Ao invés de lutar pelas árvores, como poucos fazem, acham cômodo deixar essa situação”, disse Maria.