sexta-feira, 14 de junho de 2013

Antes de começar, protesto tem ao menos 40 detidos e confronto em SP

Antes de começar, protesto tem ao menos 40 detidos e confronto em SP

Ainda na concentração, policiais revistaram jovens e detiveram pelo menos vinte pessoas. Jornalista foi levado pela polícia e outros foram agredidos durante a manifestação

IG - RENAN TRUFFI
São Paulo - Mesmo antes de manifestantes de diversos grupos liderados pelo Movimento Passe Livre darem início a mais uma passeata contra o aumento da passagem de ônibus em São Paulo, pelo menos 40 pessoas foram presas e ouve confronto entre policias e manifestantes.
A polícia informou que os jovens foram presos por estaream com vinagre (usado para diminuir o ardor nos olhos pelo gás lacrimogêneo), coquetel molotov e objetos suspeitos. Os policiais entraram em confronto com o jovens e inclusive membros da imprensa foram agredidos pelos policiais. Um repórter da revista Carta Capital foi levado pela polícia e pelo menos outros dois, um da TV Folha e outro do jornal Metro, foram agredidos.
Concentração do ato público em São Paulo
Foto:  Reprodução Internet
Desta vez, o grupo se concentrou para o protesto próximo ao Theatro Municipal, na região central da cidade. O comércio no entorno do teatro começou a fechar antes do início do protesto. A maioria dos bares e restaurantes baixou as portas e até uma faculdade, a Uniesp, suspendeu as provas por conta do ato. A Tropa de Choque da PM se posicionou próximo ao local.
O governador Geraldo Alckmin (PSDB) descartou novamente nesta quinta-feira a possibilidade de reduzir as tarifas de ônibus, trens e Metrô pelos próximos 45 dias no Estado, conforme sugestão feita pelo Ministério Público, por intermédio do promotor de Habitação e Urbanismo, Maurício Lopes.
Na última terça-feira, cerca de 10 mil manifestantes protestaram nas regiões da avenida Paulista e no centro de São Paulo. Segundo a polícia, houve ao menos 40 prisões e três policiais foram feridos. Cinco agências bancárias foram depredadas e vários ônibus foram pichados e quebrados. Os manifestantes acusam os policiais de agressões e prisões indevidas.
Cerca de 2 mil pessoas participaram de cada um dos dois primeiros protestos do MPL contra o preço da passagem de ônibus em São Paulo. No primeiro, na quinta-feira (6), estudantes, trabalhadores e representantes de partidos políticos, caminharam do Vale do Anhangabaú, no centro da cidade, às avenidas 23 de Maio e 9 de Julho, antes de chegar à avenida Paulista.
Na ocasião, a Tropa de Choque dispersou os manifestantes, em sua maioria jovens na faixa dos 20 anos, com bombas de gás lacrimogênio e de efeito moral, dispersando os participantes do protesto em direção à avenida da Consolação. Os manifestantes jogaram cestas de lixo e fizeram barricadas no meio da Paulista.
Para fugir da repressão policial, parte dos manifestantes se escondeu no Shopping Pátio Paulista, no início da avenida. Ao entrar no local, os manifestantes quebraram o para-brisa de um carro que estava exposto no shopping e o letreiro de uma loja. A PM cercou o centro comercial e chegou a atirar gás na porta do estabelecimento.
Semana passada: Protesto contra aumento de tarifa tem confronto com Tropa de Choque
São Paulo: Tarifas de ônibus, trem e Metrô vão subir para R$ 3,20 em junho
3 de junho: Manifestantes protestam contra alta da tarifa de ônibus em São Paulo
Na segunda manifestação, na sexta, o grupo caminhou do Largo da Batata até a avenida Faria Lima, passou pela Eusébio Matoso, em frente ao shopping Eldorado, e entrou na Marginal Pinheiros, em direção à Cidade Universitária, pela faixa local, o que impossibilitou o trânsito dos carros.
Por causa disso, policiais fizeram disparos de bala de borracha com o objetivo de dispersar a multidão. Isso fez com que o grupo entrasse pela avenida Professor Frederico Herman Júnior e ocupasse ambos os lados da via. Os manifestantes foram cercados e a polícia usou bombas de gás lacrimogêneo. Parte do grupo correu enquanto outros manifestantes entraram em novo confronto com os PMs. Depois disso, o grupo seguiu para o Largo da Batata, onde pretendia encerrar a passeata.
Em clima de festa por terem resistido aos tiros de borracha e às bombas de efeito moral – que dispersaram a metade dos jovens –, alguns convenceram outros a aproveitarem o entusiasmo e marcharam mais uma vez até a avenida Paulista.


    Nenhum comentário: