domingo, 9 de junho de 2013

Como evitar dores nas costas ao usar o computador O uso excessivo do computador pode desenvolver alguns problemas ao indivíduo. Saiba como evitar a dor nas costas ao usar o computador.



Com a modernidade, as pessoas permanecem cada vez mais tempo conectadas aos aparelhos tecnológicos, seja pelo computador, tablete ou smartphones. Apesar da imensa facilidade e agilidade que esses equipamentos nos oferecem, seu uso constante pode trazer algumas consequências maléficas para a saúde. Uma das principais consequências do uso excessivo é a má postura que pode causar diversos problemas. Por isso, veja como evitar as dores nas costas ao usar o computador.
630299 A dor nas costas é uma queixa muito comum entre os indivíduos. Foto divulgação Como evitar dores nas costas ao usar o computadorA dor nas costas é uma queixa muito comum entre os indivíduos. (Foto: divulgação)

DOR NAS COSTAS – UM PROBLEMA QUE VEM AUMENTANDO

Profissionais especializados em ortopedia e traumatologia, afirmam que o uso constante e inadequado de equipamentos eletrônicos está trazendo graves consequências aos indivíduos. Entre eles, podemos citar os problemas de postura que manifestam dores nas costas de forma crônica e até mesmo lesões de dedos devido ao excesso de digitação.

APRENDA A RECONHECER O PROBLEMA

Diante da má postura pelo frequente uso de computadores, muitos indivíduos desenvolvem dor do tipo pontada que acomete toda, ou apenas uma, parte da coluna vertebral. Em alguns casos, a dor é tão importante que acaba limitando o indivíduo a realizar atividades rotineiras. Por outro lado, as lesões nos dedos podem ocasionar dores na articulação que liga o pulso ao polegar. Vale ressaltar que esse problema é ainda mais comum entre as pessoas que abusam do uso decomputadores e smartphones.
630299 A pratica de atividade fisica previne a dor nas costas. Foto divulgação Como evitar dores nas costas ao usar o computadorA prática de atividade física previne a dor nas costas. (Foto: divulgação)

SAIBA COMO EVITAR OS PROBLEMAS

Ao utilizar o computador, especialistas alertam que o ideal é que o indivíduo não permaneça mais do que 30 minutos na mesma posição. Além disso, é muito importante que a pessoa adquira aposição correta na frente do computador. Ela consiste em manter a coluna vertebral ereta e alinhada ao encosto da cadeira, mantendo sempre a cabeça equilibrada, evitando pendê-la para frente ou para trás. Essas dicas também valem para o notebook que deve estar sempre fixado em alguma mesa, evitando o apoio no colo ou na cama. Intercalar as posições com alongamentos e movimentar os dedos, os punhos, os cotovelos e os ombros a cada meia hora, colabora na circulação e diminui a ocorrência de dor.

PRATICAR ATIVIDADES FÍSICAS É ESSENCIAL

Além das dicas em relação às posições, é importante que o indivíduo inicie a pratica de atividades físicas com frequência. Isso ajuda a evitar o sobrepeso, colabora com o fortalecimento dos músculos e ainda traz flexibilidade às articulações. Entre os exemplos de exercícios, podemos citar as caminhadas regulares, a musculação, a dança, o pilates, os treinos de flexibilidade e o alongamento.
630299 Saiba como evitar a dor nas costas. Foto divulgação Como evitar dores nas costas ao usar o computadorSaiba como evitar a dor nas costas. (Foto: divulgação)
  
Devido ao constante uso de aparelhos eletrônicos, associado à má postura, diversos indivíduos desenvolvem dor crônica nas costas. Após conhecer algumas dicas de como combater o problema e prevenir a dor nas costas, basta segui-las e obter os benefícios.
A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação eeducação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.

Nenhum comentário: