domingo, 9 de junho de 2013

Coreias se reunirão na fronteira

Coreias se reunirão na fronteira

Depois de meses de tensão, três delegados de cada país vão se encontrar em Panmunjom

AGÊNCIA BRASIL
Brasília – Os governos da Coreia do Norte e da Coreia do Sul concordaram neste sábado em fazer uma reunião prévia no domingo, na região de Panmunjom, na fronteira entre os dois países. A conversa ocorre três dias antes da reunião marcada para quarta-feira (12) em busca do fim do impasse e do clima de tensão na Península Coreana. No encontro, também deve ser analisada a reabertura do complexo industrial de Kaesong.
Cada uma das duas Coreias enviará três delegados a Panmunjom para as negociações em nível ministerial no dia 12, em Seul. O Comitê para a Reconciliação Pacífica da Coreia do Norte informou, em comunicado, que são necessários contatos prévios para definir alguns temas.
As autoridades das Coreias do Sul e do Norte marcaram para quarta-feira a reunião destinada a buscar uma solução pacífica para o fim do impasse envolvendo o complexo industrial de Kaesong e o encontro de famílias separadas pelo fim da Guerra da Coreia, em 1953. A proposta da reunião foi apresentada pelo ministro da Unificação sul-coreano, Ryoo Kihl-jae.
As últimas reuniões com o mesmo propósito foram organizados pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha, em 2010. A iniciativa desta vez ocorre em meio à tensão provocada pela ameaça norte-coreana de deflagrar uma guerra nuclear na Península Coreana.

Nenhum comentário: