sexta-feira, 14 de junho de 2013

Lúpus pode afetar vários órgãos e até causar morte

Lúpus pode afetar vários órgãos e até causar morte

Doença mostrada na novela ‘Amor à Vida’ se desenvolve de forma silenciosa

BEATRIZ SALOMÃO
Rio - Esta semana, Paulinha, personagem de Klara Castanho em ‘Amor à Vida’, foi internada em estado grave e diagnosticada com lúpus. Doença autoimune que tem como característica marcas na pele, pode se desenvolver de maneira silenciosa e grave, afetando rins, pulmão e fígado.
Paulinha, personagem de Klara Castanho, terá de fazer transplante de fígado, o que é raro na vida real
Foto:  Divulgação
Do total de pacientes, 20% estão na faixa até 18 anos, segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia. Rodrigo Dezerto, reumatologista do Hospital São Vicente de Paulo, explica que o Lúpus Sistêmico Juvenil atinge as células de defesa do organismo e compromete o funcionamento principalmente do rim.
Paulinha teve complicações no fígado e terá que se submeter a um transplante, quadro que o médico define como raro. “Ela teve hepatite fulminante, por isso o transplante, mas é muito raro. Ela deveria aparecer com a pele amarela na novela”, cita.
RÁPIDA EVOLUÇÃO
A velocidade com que a personagem chegou ao estado grave não é obra de ficção. O reumatologista alerta que, em três meses, a doença pode se tornar crítica e causar, por exemplo, insuficiência renal ou hepática, levando à internação e até ao óbito.
Segundo ele, as versões mais leves do lúpus se manifestam apenas na pele, com o aparecimento de manchas vermelhas no formato de ‘borboletas’. “As células iniciam o processo de autoagressão no corpo e isso pode afetar qualquer parte, mas pele, articulações, rins e pulmão são as mais comuns”, disse.
Apesar de mais recorrente em mulheres adultas, a doença pode aparecer em crianças e até em recém-nascidos. Nesses casos, é recomendado procurar um reumatologista pediátrico. Pré-disposição genética e fatores como infecções e estresse favorecem o surgimento do lúpus.
Remédio e dieta especial
O diagnóstico do lúpus é feito a partir de análise clínica e de exame de sangue específico, que fica pronto em cinco dias. A doença não tem cura e o tratamento é feito com corticoides e imunossupressores. Além disso, em casos de problemas nos rins, sal e proteínas devem ser reduzidos da alimentação. O uso de protetor solar é indicado.


    Nenhum comentário: