sexta-feira, 14 de junho de 2013

Bancos têm boas taxas para investir em franquia

Bancos têm boas taxas para investir em franquia

Instituições participam de feira de olho nos empreendedores com interesse no setor

AURÉLIO GIMENEZ
São Paulo - Bancos públicos e privados oferecem planos de negócios que vão de financiamentos de médio e longo prazos com juros baixos à assessoria de gestão empresarial ao empreendedor que quer investir em franquias. As instituições financeiras participam da 22ª edição da ABF Franchising Expo 2013, em São Paulo, que reúne 470 empresas do setor até amanhã.
Consultor de Negócios da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Walter Batista diz que a entidade mantém parceria com os principais bancos públicos e privados que trabalham com taxas atrativas.
“Os bancos públicos cobram de 2,5% a 5% ao ano mais TJLP (Taxas de Juros de Longo Prazo). Os privados oferecem, em média, 1,6% ao mês”, aponta Batista, lembrando que a entidade lida, principalmente, com Itaú, Bradesco, Santander e HSBC.
Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Banco do Nordeste se destacam como as principais instituições públicas. O BNDES tem linhas para financiar equipamentos, com taxas de 5% ao ano mais TJLP. Já para o setor de alimentação, o BNDES oferece juros de 3% ao ano.
Superintendente-executiva de pequenas e médias empresas do Santander, Cristiane Nogueira explica que o banco tem seu foco no franqueador master, em quem quer expandir, e no empreendedor novo.
Microfranquia para quem vai expandir
A diretora executiva da rede MagaMatte, Fátima Rocha, recomenda as microfranquias como modelo para o investidor iniciar um empreendimento com recursos de terceiros. “Empréstimo é bom para quem já tem capital. Quem precisa recorrer a bancos, deve começar com sistema de microfranquia”, explica Fátima que apresentou o modelo de lanchonete a partir de R$ 80 mil.
Consultor de franquias da Francap, empresa que assessora as redes, André Friedheim afirma que para evitar surpresas, o empreendedor inicial deve usar capital próprio.
O repórter viajou a convite dos organizadores da feira



    Nenhum comentário: