domingo, 9 de junho de 2013

OAB reforça Corregedoria contra maus advogados

OAB reforça Corregedoria contra maus advogados

Entidade promete também investimento tecnológico para reforçar pacote anunciado

ADRIANA CRUZ
Rio - O processo na Justiça do PM Antônio Carlos José Honório, de 45 anos, para receber indenização do estado de R$ 37.381,83 virou caso de polícia. Indignado por saber pelo Banco do Brasil que o valor havia sido sacado pelo advogado Iraçu Antunes da Rocha, em 20 de dezembro de 2011, ele registrou queixa na 5ª DP (Gomes Freire) e na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ) contra o profissional, contratado em 2005 para cuidar da causa sobre gratificação atrasada na 4ª Vara de Fazenda Pública.
“Até a minha assinatura foi falsificada para que o saque fosse efetuado. Mas tomei todas as providências e vou acionar o Iraçu na Justiça”, denuncia Antônio Carlos. Procurado pelo DIA , Iraçu informou que não falaria sobre o assunto.
Antônio Carlos descobriu que advogado contratado por ele havia sacado valor de indenização conquistada
Foto:  Alessandro Costa / Agência O Dia
Como reforço do pacote divulgado essa semana para combater os maus profissionais, o presidente da OAB-RJ, Felipe Santa Cruz, anunciou ainda reforço na Corregedoria da entidade e investimento tecnológico.
“Estamos informatizando o sistema para unificar, por exemplo, os processos disciplinares contra o mesmo advogado. Não podemos negar a realidade e trabalhamos para limpar o nosso quadro, sempre respeitando o direito de defesa”, afirma Santa Cruz.
O presidente da entidade já havia revelado que mais de 60 carteiras de advogados já foram cassadas, como publicou a Coluna Justiça e Cidadania, na terça-feira. Atualmente, há nove mil processos disciplinares em tramitação na Ordem, dos quais mil devem ser julgados nos próximos quatro meses.
Saiba como evitar ser vítima de picaretas
A pedido do jornal O DIA , a OAB-RJ mandou dicas para os leitores não caírem no conto do mau profissional. Anote.
- Consulte o Cadastro Nacional de Advogados (CNA), disponível no site cna.oab.org.br/) e verifique se o profissional está apto e certificado com a carteira da Ordem dos Advogados do Brasil;
- Consulte o Código de Ética (www.oab.org.br/Content/pdf/LegislacaoOab/codigodeetica.pdf) e o Estatuto da OAB (www.oab.org.br/arquivos/pdf/LegislacaoOab/estatuto.pdf) na hora de avaliar se a postura do advogado está de acordo com as regras da profissão;
- Avalie o currículo, a formação acadêmica e técnica do profissional. Busque sempre referências, antes de bater o materlo sobre a contratação;
- Antes de assinar o contrato, atenção aos serviços incluídos e a remuneração;
- A remuneração não pode ser abusiva – geralmente, é calculada em porcentagem que não ultrapassa os 30% do valor da ação;
- Tire cópia da procuração e do contrato;
- A relação profissional-cliente preza pela transparência. O cliente deve ter acesso a todas as informações relevantes ao processo, inclusive, prazos e decisões do juiz;
- Todos os processos ganham um número e também podem ser acompanhados pelos sites dos tribunais e justiça federal.
- Em caso de dúvidas, recorra à Central de Atendimento da OAB/RJ pelo número 2730-6525.
Igrejas são sede de golpes
Até igrejas são usadas para atender idosos por advogados, que depois desaparecem. “Temos vários prospectos sobre isso. Têm senhores que pagam R$ 180 em seis vezes pela causa e depois o advogado some”, revela a presidente da Federação das Associações dos Aposentados e Pensionistas do Rio de Janeiro, Yedda Gaspar.
Ela denuncia que advogados têm acesso às informações dos idosos e oferecem seus serviços, prática considerada ilegal. “Podemos colaborar com a Ordem”, diz.
Presidente vai atuar contra propaganda
O presidente da OAB-RJ, Felipe Santa Cruz, garante que vai atuar contra propaganda de empresas que usam advogados para oferecer serviços, como a retirada do nome do inadimplente do Serasa. “Vamos agir pesado. Estamos estudando também como atuar com relação ao Facebook”, garante.
O estatuto da OAB prevê punições que vão da censura à exclusão. São necessários 32 votos a favor da expulsão dos 80 conselheiros.


    Nenhum comentário: