Rio -  Seja pelo fino trato com a bola nos pés ou pelo vitorioso currículo conquistado em 15 anos de carreira, Deco é sinônimo de eficiência. Invicto no Brasileiro, o luso-brasileiro é considerado um dos diferenciais do Fluminense nas últimas 11 rodadas da competição. Recuperado de lesão na coxa direita - que o deixou quase dois meses afastado -, Deco disputará sua terceira partida seguida no clássico deste sábado com o Botafogo. Motivado, reforça a previsão de evolução citada pelo técnico Abel Braga.
Foto: Márcio Mercante / Agência O Dia
Deco é um dos trunfos do Flu | Foto: Márcio Mercante / Agência O Dia
O período de inatividade não diminuiu seu poder de decisão. Em sua volta, contra o Náutico, o camisa 20 participou das jogadas que originaram os gols da vitória de 2 a 1, em Volta Redonda. No segundo teste, no Fla-Flu, foi o responsável pelo preciso cruzamento, completado com um bonito voleio por Fred. Às vésperas do Clássico Vovô, o Mago já provou que ainda tem truques na cartola.

“Não há muito segredo. As coisas acontecem naturalmente. Fiquei mais de um mês parado e isso prejudica o ritmo. Jogando é a melhor maneira de recuperá-lo. Aos poucos, começo a me soltar e a melhorar meu rendimento. O processo de evolução é natural”, disse Deco.

No Campeonato Brasileiro, o camisa 20 acumula 11 partidas. Com nove vitórias e dois empates, Deco pode ser pé-quente, mas também agrega em experiência, fator que promete fazer a diferença na corrida pelo título. Acostumado com a fórmula de disputa da competição, Deco ressalta que a vantagem de seis pontos não garante o principal objetivo do Fluminense no momento.

“Não fazemos contas, mas sabemos que precisamos somar. Temos 33 pontos em disputa. Nossa vantagem é importante, mas não é garantia de título. O returno é mais complicado porque todos conhecem seu objetivo, seja na briga pelo título, vaga na Libertadores ou contra o rebaixamento”, disse Deco.

Certo é que com Deco e Seedorf em ação no Engenhão, o Clássico Vovô ganhará muito em qualidade. Após dois meses de repouso forçado, Deco quer correr e recuperar o tempo perdido.