Rio -  A partir do dia 16, começa o recadastramento, por meio de identificação digital, de 30.739 servidores ativos, aposentados e pensionistas do Estado do Rio. O comparecimento é obrigatório para garantir o recebimento de salários e demaisbenefícios.
Segundo a Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão (Seplag), fazem parte do grupo 20.676 novos servidores ativos; 3.404 servidores ativos, que tiveram problemas na qualidade da captura da digital ou da fotografia; 5.191 novos pensionistas; e 1.464 pensionistas ou aposentados, que tiveram os dados capturados, mas que foram reprovados durante o processo de controle de qualidade.
Participarão da identificação novos funcionários ativos e pensionistas que ingressaram no estado de janeiro de 2011 a agosto deste ano. Segundo a Seplag, os pensionistas já receberam correspondência do Rio Previdência com os dados necessários: dia, hora e local de apresentação.
Contudo, é possível confirmar o agendamento pelo telefone 0800-282-2316 ou por meio do site www.idfuncional.rj.gov.br. Os ativos devem consultar o dia no mesmo site.
Pensionistas que têm problemas de locomoção devem ligar para o número citado e explicar a condição. Os postos de atendimento para os demais convocados estão localizados no Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo, Caxias, Nova Iguaçu, Volta Redonda, Três Rios, Nova Friburgo, Petrópolis, Araruama, Campos e Itaperuna. O horário de atendimento é das 9h às 17h.
ABERTURA DE CONTA
A Seplag orientou que, antes de fazer a identificação, os novos servidores ativos e pensionistas devem, obrigatoriamente, abrir conta no Bradesco, informando sua condição ao banco. É exigido apresentar comprovante desta conta.
DEMAIS DOCUMENTOS
Além do comprovante bancário, os servidores e pensionistas que vão participar do recadastramento têm que apresentar originais do contracheque, da carteira de identidade e do CPF. É preciso validar os dados a partir do quinto dia útil.