Rio -  Dois em cada três cariocas vão votar em Eduardo Paes. É o que afirma pesquisa Datafolha divulgada ontem. O prefeito, do PMDB, seria reeleito com 66% dos votos válidos — descontando brancos, nulos e indecisos.
Nessa conta, Marcelo Freixo, do Psol, chegou a 24%. Foram ouvidas 1.503 pessoas terça e quarta-feira. No distante terceiro lugar, uma mudança: Otavio Leite aparece pela primeira vez à frente de Rodrigo Maia. Nos votos totais, o tucano chegou a 3%, contra 2% do democrata, que está empatado com a verde Aspásia.
Foto: O Dia
Arte: O Dia
A exemplo da sondagem do Ibope divulgada terça-feira, a pesquisa desta quinta do Datafolha também registrou tendência de alta do prefeito. No Ibope, considerando os votos totais, o peemedebista subiu cinco pontos em comparação com a rodada do dia 25. No Datafolha do dia 27, Paes aparecia com 55%. Hoje, ele está com 57%. Freixo também oscilou para cima, segundo os dois institutos.
Rodrigo Maia ainda lidera os índices de rejeição. Três em cada cinco cariocas (40%) não votariam no filho de Cesar Maia de jeito nenhum. Aspásia aparece com 17%; Cyro Garcia (PSTU) e Eduardo Paes têm 15%; Otavio Leite, 13%; Antonio Carlos (PCO) 11%; Fernando Siqueira (PPL), 10%; e Freixo, 8%.
AGENDA NESTA SEXTA
Eduardo Paes não tem compromisso de campanha nesta sexta. Freixo marcou caminhada da Praça Mauá à Cinelândia às 11h. Sábado, no mesmo horário, quer dar um abraço ao Maracanã e conta com a militância. Rodrigo Maia, às 10h desta sexta, estará em Costa Barros, no Ciep Raul Seixas.
Às 11h30, segue para a Comunidade Deus é Vida, em Guadalupe. Nesta sexta, Otavio Leite fará corpo a corpo na Maré às 10h30. À tarde, o tucano irá à Praça das Nações, em Bonsucesso, e termina o dia no metrô de Coelho Neto. Amanhã, às 10h, Otavio encerra a campanha no Calçadão de Bangu.
Traficantes atiram contra equipes do TRE
Fiscais do TRE foram recebidos a tiros de fuzil ontem nas favelas Minha Deusa, em Sulacap, e de Antares, em Santa Cruz. Tropas do Exército faziam a segurança das equipes. Ninguém se feriu e não houve reação.
Nesta sexta, o presidente do TRE, desembargador Luiz Zveiter, acompanhará a incursão na Coreia, em Senador Camará. Nesta quinta, Zveiter determinou que sejam apreendidos menores de idade que fizerem boca de urna. Os responsáveis pelo recrutamento serão presos em flagrante.