Rio -  É recomendável que o empresário, independentemente do ramo em que atue, procure capacitar mais de um funcionário para cada tarefa. Esse investimento poupa desgastes desnecessários para a empresa, já que evita problemas caso um dos funcionários precise faltar, entre em licença maternidade ou peça demissão inesperadamente. A melhor forma de evitar problemas é sempre através do planejamento e da organização.
Por Cezar Vasquez
PERGUNTA E RESPOSTA
Minha padaria tem duas funcionárias. Uma delas vai entrar em licença maternidade e a outra não sabe fazer o serviço dela. Vale a pena contratar alguém temporário ou pagar o treinamento da funcionária?
Eliza Porto, por e-mail

Prezada Eliza, a capacitação de mais de um funcionário para determinada atividade é sempre muito importante para que seu negócio não sofra impactos desnecessários. Essa ação preventiva faz parte da organização e do planejamento empresarial. No entanto, antes de tomar decisão, há alguns pontos que você deve levar em consideração.
Existe tempo hábil para o treinamento da outra funcionária? Ela tem outras atribuições que dificultariam o bom desempenho de todas as tarefas? É possível a funcionária que entrará em licença treinar a outra funcionária? A empresa tem controle financeiro para contratar temporário sem comprometer sua receita? A qualidade do pão que você vende será mantida? O seu cliente continuará satisfeito?
Com base nas respostas, você poderá fazer análise mais detalhada para, então, decidir se investe em conhecimento técnico e tempo no treinamento da funcionária ou se contrata um profissional que já possui as habilidades necessárias para sua empresa.
Essa situação certamente contribuirá para o aprimoramento do seu negócio, pois mostrou que é importante que você invista num planejamento estratégico.
No processo de organização deste planejamento, você deve perguntar: “Como eu quero que a minha empresa esteja daqui a seis meses?”, por exemplo. E, entre as medidas definidas para alcançar os objetivos traçados, certamente estará a capacitação constante dos funcionários, o que deixará sua empresa mais preparada para enfrentar eventualidades.
Cezar Vasquez é superintendente do Sebrae-RJ. Amanhã, Sucesso nas Compras