Rio -  O funcionalismo público municipal do Rio pode começar a fazer as contas e prever quanto vai receber de aumento em 2013. De acordo com a lei orçamentária do próximo ano, o reajuste salarial deve ser de 5,25%, caso o IPCA-E se mantenha dentro da expectativa econômica.
A Coluna apresenta ao lado alguns exemplos de como ficariam as novas remunerações com os 5,25% de aumento, de acordo com a categoria e o tempo de serviço. Oorçamento de 2013 também garante o pagamento de bonificação por desempenho dos servidores que integram o plano de metas do município, além dos servidores integrantes da Secretaria Municipal de Educação.
Em 2012, os 165 mil servidores da Prefeitura do Rio receberam 5% de aumento em 1º e 2 de julho. O índice aplicado correspondeu ao IPCA-E acumulado entre julho de 2011 e junho de 2012. O aumento concedido este ano ficou abaixo do que foi pago em 2011, quando os servidores ativos, aposentados e pensionistas receberam 6,56% de reajuste em agosto.
Já o pagamento do 13º salário é pago em duas parcelas. A primeira, sem descontos,sai em junho e a segunda, com as reduções, dezembro.