Rio -  Conhecido por cálculos que deixam milhões de torcedores ansiosos em todo o País — os que ditam as chances de título ou rebaixamento de times de futebol — o matemático Oswald de Souza viu nos últimos meses uma alteração em números que dificilmente mudam: os de sua altura.
Ele ‘cresceu’ cinco centímetros e meio depois de delicada cirurgia para retificar uma fratura na coluna, que ameaçava até deixá-lo paralítico, conforme contou ontem com exclusividade a coluna ‘Informe do Dia’.
Oswald de Souza comemora o fim das dores e ter recuperado 5,5cm | Foto: André Mourão / Agência O Dia
Oswald de Souza comemora o fim das dores e ter recuperado 5,5cm | Foto: André Mourão / Agência O Dia
O matemático de 67 anos foi atropelado em junho por bicicleta no Flamengo. Por sete dias, não conseguia nem se deitar devido às dores. Uma tomografia revelou fratura numa vértebra entre a coluna torácica e a lombar.
Os médicos constataram a necessidade de estabilizar a coluna com uma prótese de aproximadamente 25 centímetros com hastes e parafusos de titânio. “A operação tinha que ser feita o quanto antes, para reduzir riscos de sequelas permanentes”, contou o ortopedista responsável pela cirurgia, Luiz Schettino.
Oswald já tinha desvio na coluna por espondilite anquilosante, doença que “cola” as vértebras. Por causa disso, tinha o corpo cada vez mais curvado para a frente e teve a altura diminuída de 1,74 metro para 1,64 metro e meio centímetro. Schettino e sua equipe aproveitaram para reparar o desvio, o que provocou o ganho na altura de Oswald. Assim, o matemático mede agora 1,70 metro.
Apesar de mais alto e com melhor postura, ele lembra com pesar das horas antes da operação e faz um apelo. “Nunca imaginei que sentiria tanta dor. Bicicletas são meio de transporte limpo e importante para as cidades, mas apelo para que os ciclistas observem o trânsito com cuidado e suas obrigações”, pede.