Peru -  Peru - O governo do Peru indicou não ter pressa para decidir se vai conceder o indulto ao ex-presidente peruano Alberto Fujimori (1990-2000), de 74 anos. O primeiro-ministro peruano, Juan Jiménez, disse que não há prazos para definir o tema. Nesta quinta-feira o presidente Ollanta Humala evitou responder a perguntas sobre o assunto.
“[A decisão] terá o tempo que for preciso", disse o primeiro-ministro. "O [governo do] Peru tem muitos assuntos importantes a serem tratados", completou. "Isso vai levar o tempo necessário para determinar se a pessoa está dentro do que estabelecem as normas relativas à clemência humanitária.”
Jimenez disse que o governo vai acompanhar o trabalho do comitê encarregado de analisar os pedidos de indulto encaminhados por vários setores em favor de Fujimori. Todos os pedidos alegam que o estado de saúde do ex-presidente é grave. Fujimori sofre com um câncer de boca e cumpre pena de 25 anos de prisão por crimes de corrupção e contra a humanidade.
O primeiro-ministro acrescentou ainda que a decisão sobre o indulto será técnica e baseada em relatórios médicos sobre o estado de saúde de Fujimori. Segundo informações preliminares, dois oncologistas disseram que Fujimori não é doente terminal nem sofre condições de confinamento na prisão.
Fujimori cumpre pena de prisão por denúncias de corrupção e desvio de recursospúblicos. É acusado também por um grupo de mulheres de esterilização forçada e sem consentimento, no período de 1996 a 2000, em diversas cidades peruanas, na região de Cuzco.
Há indicações de que cerca de 300 mil mulheres foram esterilizadas no período, por meio de ações do governo.
As informações são da Agência Brasil