Rio -  O Hospital Ronaldo Gazolla, em Acari, pode ser a primeira unidade municipal a receber o certificado de Acreditação Hospitalar conferido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), responsável pela certificação de gestão e que mede a qualidade na assistência prestada a população.
Desde 2009 que o HMRG recebe a visita de representantes  do Instituto Qualiza de Gestão (IQG), entidade ligada a ONA. Durante todo esse período, o hospital passou por um minucioso processo de check up para avaliar não só as atividades administrativas, como também a de cuidados direto aos pacientes. A trajetória foi longa, mas agora, em novembro, com a visita do IQG, a unidade de saúde pode ser a primeira do município a receber uma honraria deste porte.
"Entre as vantagens de ser Acreditado por uma entidade como a ONA, estão à melhoria tanto do gerenciamento da unidade quanto da qualidade do atendimento aos pacientes, que será feita com mais segurança e eficiência. Com isso, o município, através da Secretária Municipal de Saúde e Defesa Civil, estará fazendo história na saúde pública da cidade do Rio de Janeiro", disse Wagner Pelegrine, diretor do HMRG.
Durante as visitas feitas a unidade de saúde, os representantes do IQG visitaram a farmácia, laboratório, ouvidoria e maternidade, o que gerou um plano de ação por parte da administração, com a finalidade de realizar pequenas mudanças necessárias para que ela esteja dentro de todas as normas estabelecidas pela ONA.