Egito -  As forças políticas representadas na assembleia encarregada da redação da nova Constituição egípcia concordaram em manter o artigo dois, que estipula que "os princípios da lei islâmica são a fonte principal da legislação", informou nesta quinta-feira a agência estatal de notícias Mena.
Além da preservação da cláusula tal como estava redigida na Constituição anterior, de 1971, os partidos chegaram a um acordo para criar um novo artigo que explica que esses princípios incluem toda a jurisprudência da "sharia" (lei islâmica) e os fundamentos da "Suna" - as tradições do profeta Maomé.
Além disso, concordaram na manutenção da cláusula que estabelece que os cidadãos não muçulmanos, como cristãos e judeus, possam recorrer em seus assuntos civis às suas legislações, e tenham a liberdade de praticar seus ritos e escolher suas autoridades religiosas.
Por outro lado, os partidos rejeitaram um artigo proposto pelo partido radical islâmico Al Nur, que pedia que o respeito à divindade de Deus fosse garantido na nova Carta Magna e que estipulava a "soberania de Alá", ao invés da soberania do povo. No entanto, as forças políticas aceitaram que a nova Constituição tenha um artigo exigindo o respeito aos profetas.
O artigo dois da Carta Magna de 1971 foi o centro de uma grande polêmica entre os partidos políticos de tendência liberal, laica e esquerdista e os de tendência salafista.
Os primeiros desejavam uma Constituição civil com a aplicação dos princípios gerais da lei islâmica, enquanto os salafistas defendem o cumprimento estrito da "sharia".
Alguns representantes de grupos e organizações não islâmicas decidiram se retirar da assembleia em protesto pela suposta intenção da Irmandade Muçulmana de monopolizar sua redação.
As informações são da EFE