Irã -  O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, afirmou nesta terça-feira que as nações ocidentais, em especial os Estados Unidos, são os responsáveis pela forte desvalorização da moeda iraniana. Na última semana, o rial atingiu o seu menor valor com relação ao dólar na história do país. O ministro das Indústrias, Mehdi Ghazanfari, acusou "especuladores" pela queda.
Em resposta às acusações, autoridades ligadas ao governo de Washington disseram que a desvalorização da moeda é reflexo das fortes sanções econômicas impostas pelos Estados Unidos para minar o programa nuclear comandado por Ahmadinejad.
"Nós não vamos desistir do nosso programa nuclear", afirmou o líder iraniano em uma coletiva de imprensa em Teerã. "Se alguns países pensam que podem pressionar o Irã, eles estão completamente errados e precisam mudar de comportamento".
Desde 2011, quando os Estados Unidos intensificou suas sanções econômicas ao país, o rial perdeu cerca de 80% de seu valor perante o dólar. Somente nesta semana, a moeda teve queda de 18% na segunda-feira e 9% hoje.
As medidas econômicas contra o Irã têm apoio de países da União Europeia e Israel, que duvidam da natureza pacífica do programa nuclear de Ahmadinejad.
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, tem intensificado sua tradicional retórica belicista e pediu para que a ONU coloque um limitecontra os desejos de enriquecer urânio do Irã.


As informações são do iG