Rio -  Por esta a Volkswagen não esperava. O site chinês Auto Sohu saiu na frente e publicou os desenhos da patente do utilitário esportivo Taigun, novo modelo global da marca alemã que deverá ser lançado no segundo semestre de 2014. Pelas imagens, o Taigun é tal qual o conceito que foi apresentado durante o Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro de 2012.
Com a plataforma do hatchback Up!, o pequeno Taigun terá maior comprimento, largura e altura | Foto: Divulgação
Com a plataforma do hatchback Up!, o pequeno Taigun terá maior comprimento, largura e altura | Foto: Divulgação
Montado sobre a mesma plataforma do pequeno Up! — a recém-criada NSF, de New Small Family —, o Taigun, muito provavelmente, será produzido no Brasil, mais precisamente na fábrica de Taubaté, interior de São Paulo, onde ficará a linha de montagem do novo compacto da Volkswagen. O Up!, aliás, também deverá ‘emprestar’ o motor ao Taigun.
Assim, o pequeno utilitário esportivo da Volkswagen contaria com uma unidade três cilindros turbo 1.0 litro capaz de entregar 110 cv de potência máxima. Este inédito motor, de acordo com a Volkswagen durante o Salão do Automóvel de São Paulo, é capaz de fazer até 22,1 km/l.
E para gerenciar a potência do turbinado 1.0, o Taigun deverá adotar um tradicional câmbio manual de cinco marchas. Mas não se surpreenda se o Taigun também vier a receber a transmissão automatizada I-Motion, também com cinco velocidades e trocas através de borboletas atrás do volante.
Dono de dimensões compactas — deverá ter 3,86 m de comprimento, 3 cm a mais do que um Ford Ka —, o Taigun será bastante leve e pesará menos de uma tonelada. O conceito apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo, por exemplo, pesava apenas 985 kg. Mas ao contrário do protótipo, que tinha quatro lugares, o Taigun poderá levar até cinco ocupantes.
O compacto Up! já é testado por aqui e chega em outubro

Falta muito pouco para o compacto Up! ganhar definitivamente as ruas brasileiras. Afinal, a Volkswagen trabalha para lançar o pequeno agora já em outubro. Novo modelo de entrada da marca, o Up! chegará para ocupar o lugar que será deixado pelo Gol G4, que deixará de ser fabricado. O preço do Up!, no entanto, deverá ficar em torno de iniciais R$ 25 mil, mesmo valor cobrado pela quarta geração do Gol.
Com 3,54 metros de comprimento — é do mesmíssimo tamanho de um Fiat 500 —, o Up! terá capacidade para comportar até quatro ocupantes. Já o porta-malas do novo compacto da Volkswagen poderá abrigar até 251 litros de bagagens. Debaixo do capô, um três cilindros 1.0 aspirado e o 1.0 turbo com injeção direta de combustível, o mesmo do Taigun.