A sarna, também conhecida como escabiose, é um problema bastante comum em animais domésticos, mas que também pode afetar serem humanos. Essa doença contagiosa é causada por um ácaro, capaz de infectar famílias inteiras. Saiba mais sobre o assunto e confira algunstratamentos caseiros para sarnas .
Dificuldade na eliminação do agente infeccioso
Eliminar o ácaro causador da escabiose não é uma tarefa fácil. Esse agente é capaz de passar da pele de animais doentes para superfícies, como as de objetos decorativos, tapetes e calçados, e daí infectar a pele humana através do simples contato. A propagação dessa doença altamente contagiosa é rápida e inicialmente pode ser assintomática, pois o período de incubação é varia entre 1 dia a 6 semanas.
Manifestações clínicas
As manifestações clínicas do quadro estabelecido são bastante sugestivas da doença e costumam causar grande incômodo aos indivíduos afetados. Entre os sintomas mais comuns de escabiose é possível destacar:
- Prurido cutâneo intenso, especialmente nas partes “quentes” do corpo (axilas, região inguinal e tronco). Caracteristicamente a coceira tende a piorar durante a noite;
- Descamação cutânea;
- Erupções puntiformes na pele;
- Feridas resultados do ato de coçadura.
Tratamento para sarna
- Lave todos os tecidos que tem em casa (incluindo cortinas e tapetes);
- Certifique-se de que todos os contatos intradomiciliar iniciem o tratamento;
- Aplique cremes apropriados, que ajudam a combater a descamação. O óleo de girassol é uma boa opção;
- Não deixe de solicitar ao médico um anti-histamínico, que ajuda no controle do prurido.
Receitas caseiras para sarna
Alguns tratamentos caseiros para sarna humana podem auxiliar a terapia medicamentosa instituída pelo médico e até mesmo acelerar a cura dos indivíduos. As principais receitas populares são:
- Banho de alecrim
O banho de alecrim é bastante recomendado para quem necessita reduzir o prurido. Para fazer a receita é só colocar algumas folhas de alecrim numa panela com tampa e deixar ferver em um litro de água durante 10 minutos. Em seguida é preciso coar as folhas e adicionar meio litro de água fria, para obter uma mistura morna e menos concentrada.
A aplicação é muito fácil e consiste em espalhar todo líquido pela região afetada, deixando com que a mistura seque naturalmente. O processo deve ser repetido três vezes ao dia até que todos os sintomas tenham desaparecido.
- Massagem com azeite
Essa receita é mais indicada para as pessoas que querem se livras da descamação da pele. O primeiro passo é tomar 2 a 3 banhos diários, utilizando shampoo e sabonete neutros, a fim de controlar o crescimento do ácaro. Em seguida, com o auxílio de uma gaze ou algodão, aplique o azeite de oliva em toda região da pele afetada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário