sexta-feira, 14 de junho de 2013

Um passeio pela história e pela geografia do Rio

Um passeio pela história e pela geografia do Rio

Professores e universitários criam programa de visitas a pé por locais marcantes, voltado para cariocas e turistas que visitarão a cidade na Copa das Confederações

ANGÉLICA FERNANDES
Rio - Da calmaria do Outeiro da Glória ao agito da Lapa. Em um roteiro rico em história e para todos os gostos, professores e alunos de geografia da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) se tornam guias turísticos em passeios, até de madrugada, pelo Centro e pela Zona Sul.
É o projeto ‘Roteiros Geográficos do Rio na Copa das Confederações’, que pretende reunir mais de 150 turistas por dia, e que começa no próximo domingo, dia 16 de junho.
Campo de Santana está no projeto ‘Roteiros Geográficos do Rio na Copa das Confederações’: parque original ia até o Morro da Providência
Foto:  Fernando Souza / Agência O Dia
O terraço do Museu de Arte do Rio (MAR), na Zona Portuária, será o ponto de partida. De lá, o professor de geografia e coordenador do projeto, João Baptista Ferreira de Mello, levará as pessoas para explorar pontos históricos da região a pé: “As ruas misturam camadas da história, desde o Brasil Colônia até a República”. No trajeto, os visitantes vão desvendar os mistérios do Cais do Valongo, por onde chegaram milhões de escravos, e caminhar pela Pedra do Sal.
Surpresas
Outro passeio será pelos bairros da Glória, do Flamengo e do Catete, onde visitarão o Outeiro e o Museu da República. No Centro, por uma hora e meia, serão mostrados detalhes históricos do Campo de Santana.
Aguns passeios, pelo Centro do Rio, serão de madrugada
Foto:  Fernando Souza / Agência O Dia
“Todos ficam boquiabertos quando explico que o Campo de Santana ia até o Morro da Providência. O que é a Central hoje, foi uma igreja”, detalha João.
No primeiro minuto de 29 de junho, mais de 12 pontos turísticos são explorados durante a madrugada, como o iluminado Theatro Municipal e o quarteirão cultural da Rua do Lavradio.
“O passeio da madrugada é o mais procurado. A cara da cidade muda na madrugada e o turista gosta de ver isso”, explica o professor, que diz que estrangeiros não têm medo da violência.
O Cais do Valongo conta a história da chegada de escravos
Foto:  Fernando Souza / Agência O Dia
“Quem planta esse receio de que o Rio é perigoso são os turistas brasileiros. E quando fazemos o passeio, eles notam que é tudo na paz”, conclui o professor de geografia.
-Programação
Inscrições
Gratuitas, no site www.roteirosdorio.com. Confira a agenda:
Dia 16, 11h
‘Percorrendo o Porto Olímpico’: Visita ao MAR e à Zona Portuária
Dia 17, 11h
‘Descortinando as geografias do Catete, Flamengo e Glória’: Outeiro da Glória e Museu da República
Dia 20, 11h
‘Viva o novo Campo de Santana!’: História da Praça da República
Dia 21, 20h
‘Caminhando entre luzes no Centro à noite’: 15 locais, como o CCBB
Dia 23, 9h55
‘Domingo no Centro’: Mosteiro de São Bento, Praça Mauá e Paço Imperial
Dia 25, 20h
‘Yes! Nós temos Braguinha e Copacabana, a Princesinha do Mar’
Dia 26, 20h
‘Roteiro Noturno no Centro’: mais de 10 lugares
Dia 28 para 29, 0h01
‘Caminhando de madrugada no Centro’: do Theatro Municipal até a Lapa
Dia 29, 15h
‘Nobres lugares do Centro’: Catedral e Praça 15


    Nenhum comentário: