O reino animal revela muitas novidades e espécies totalmente novas, que causam o deslumbre dos seres humanos. Neste contexto, é impossível não nos lembrarmos do quão privilegiados somos por vivermos em um país que abriga a maior floresta tropical do mundo e altamente rica em diversidades: a Mata Atlântica. Porém e infelizmente, esta grande riqueza mundial está chegando ao seu fim e, desde que os portugueses colonizaram o território brasileiro com a extração de pau-brasil, se torna evidente e diminuição das áreas verdes do nosso país.
Assim sendo, para você que deseja saber mais, veja quais são os animais que se encontram em extinção na Mata Atlântica:
Tamanduá bandeira
Este simpático amiguinho, também conhecido como jurumim, tamanduá cavalo, papa-formigas-gigante ou urso-formigueiro gigante, é um bichinho que se alimenta basicamente de formigas e cupins, sendo um dos animais quase extintos da Mata Atlântica. As causas de seu desaparecimento são as caças esportivas e a destruição de seu habitat natural.
Jaguatirica é motivo de preocupação para a IUCN
Muriqui e Anta
A anta é um bichinho muito fofo, pertencente à mesma família dos cavalos. Esta espécie de animal está ameaçada de extinção por conta das caças ilegais e também pelo desmatamento, como também acontece com o muriqui, um primata exclusivamente brasileiro que esta sob risco de deixar-se de reproduzir no futuro, chegando a um fim completo de sua espécie. Em algumas áreas de preservação é possível conhecer estes lindos animaizinhos de perto e contribuir de alguma forma para que eles continuem existindo.
Além destes, outras espécies como Bugio, Mico-Leão Dourado, Capivara, Arara-Azul, Tatu Canastra, entre muitas outras, fazem parte da relação dos animais ameaçados de extinção. Por isso, se você deseja contribuir de alguma maneira para que isso não ocorra, filie-se já a uma ONG ou procure uma instituição com os esforços direcionados para o salvamento destas espécies. Uma simples ajuda de sua parte pode salvar muitas vidas!
Leia também: Cursos gratuitos na ONG Ação Comunitária 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário