Grécia -  Cinco estudantes do ensino médio foram selecionados para representar o Brasil, este ano, na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA). A última fase do processo contou com a participação de 195 jovens de diversas regiões do país.

A VII IOAA acontecerá entre os dias 27 de julho e 5 de agosto, na cidade  de Volos, na Grécia. O grupo será composto pelos seguintes alunos: Allan dos Santos Costa (Bauru, SP), Daniel Mitsutani (São Paulo, SP), Fábio Kenji Arai (São Paulo, SP), Larissa Fernandes de Aquino (Recife, PE) e Luís Fernando Valle (Guarulhos, SP).

Fábio e Larissa já são veteranos em olimpíadas no exterior. Na OLAA do ano passado, o piauiense conquistou o ouro. A pernambucana conquistou a medalha de prata na última edição da Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA), na Colômbia. Já o paulista Arai levou a menção honrosa na última IOAA.

Seleção

Os candidatos são selecionados através das pontuações obtidas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) do ano anterior e recebem material didático com todo o conteúdo que será cobrado nas provas.

O processo foi realizado pelo astrônomo Dr. Jaime Fernando Villas da Rocha e teve a colaboração de um grupo de ex-alunos medalhistas que compõem o Corpo de Criação e Desenvolvimento (CCD) da OBA.

Olimpíada nacional
A OBA, que já conta com quase cinco milhões de participantes, é destinada a alunos dos ensinos fundamental e médio. Em 2012, a olimpíada reuniu cerca de 800 mil estudantes e 64 mil professores de aproximadamente 9 mil escolas das redes pública e particular de todo Brasil e distribuiu mais de 32 mil medalhas.

Segundo o Dr. Prof. João Canalle, coordenador nacional do projeto, a atividade serve como uma ferramenta motivadora aos estudantes, com o objetivo de despertar interesse pela astronomia. “As olimpíadas científicas surgem também com o intuito de atrair não só os jovens, mas também os futuros mestres em astrofísica, e instigá-los a seguir carreira na área de ciências espaciais.”, reforça.

Organização

A IOAA é reconhecida pela União Astronômica Internacional (IAU, na sigla em inglês) e exige que cada país se comprometa a sediar uma edição da olimpíada, arcando com todas as despesas relativas ao evento, que recebe apoio de diferentes setores da sociedade.

Site oficial da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA): http://www.oba.org.br

Site da CCD: http://www.ccd-oba.org/