A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) é uma doença grave e que necessita de diagnóstico precoce. É muito importante que os indivíduos fiquem sempre atentos às alterações do organismo e, sempre que possível, busquem a orientação de um especialista, de modo a evitar consequências para a saúde. Saiba quais são os problemas bucais que podem sinalizar AIDS.
Saiba mais sobre a AIDS
A AIDS é uma doença ocasionada pelo HIV, o vírus da imunodeficiência adquirida. Este microrganismo é transmitido de pessoa para pessoa através do contato direto com sangue ou secreções do indivíduo infectado. O contato pode ser através de transfusões de sangue, agulhas infectadas, durante a relação sexual ou através da amamentação, desde que a mãe seja portadora da doença.
AIDS – Síndrome da Imunodeficiência Adquirida
O vírus causador da AIDS ocasiona o enfraquecimento do sistema imunológico (de defesa) do indivíduo. Como consequência, o organismo tem dificuldade em combater qualquer tipo de infecção que, quando não devidamente tratada, pode ocasionar a morte.
Conheça os problemas bucais que podem sinalizar AIDS
Um indivíduo portador do vírus do HIV pode ou não apresentar sinais da AIDS. Algumas vezes a pessoa manifesta patologias que podem ser sugestivas da doença, entre elas podemos citar osproblemas bucais. Conheça abaixo alguns exemplos.
- Gengivas machucadas e que estejam sangrando. Portadores do HIV podem apresentar sangramento gengival sem causa. As gengivas ficam mais finas, sangrando após alimentação ou escovação;
- Presença de herpes na boca. Como a imunidade dos portadores da doença diminui, eles podem apresentar episódios repetidos de Herpes Labial e Herpes Zoster (No corpo). Quando esses sintomas aparecem com frequência, um médico deve ser procurado;
- Presença de infecções por fungos, sendo o “sapinho” o mais comum. Placas brancas dentro da boca, que descamam facilmente, podem ser sinal de HIV. Isso ocorre porque os fungos não conseguem causar doença em indivíduos com a saúde normal. Nos portadores do vírus, a imunidade está tão baixa que o corpo não combate simples germes como fungos e a infecção aparece.
É necessário ressaltar que esses quadros infecciosos não dão o diagnóstico de AIDS. Mesmo os indivíduos que não sejam portadores do vírus do HIV podem apresentar os problemas bucais que foram anteriormente citados. A única forma de saber se uma pessoa está ou não infectada pelo vírus da AIDS, é através da realização do teste de HIV.
Conheça outros sinais alarmantes da AIDS
Separamos abaixo alguns exemplos de manifestações clínicas que podem sugerir que um indivíduo é portador da AIDS:
- Perda de peso acentuada;
- Tosse seca;
- Febre alta e constante;
- Sudorese noturna;
- Ínguas em região de virilha, axilas e pescoço;
- Diarreia que perdura mais do que uma semana;
- Perda da memória;
- Depressão;
- Alterações neurológicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário