Rio -  Pilotos da companhia aérea Azul serão analisados mensalmente por meio de um boletim a fim de reduzir o consumo de querosene — usado durante os voos. A empresa criou o “Índice de Performance” (IP), que vai avaliar os pilotos baseado em critérios como pontualidade nos horários e menor consumo de combustível a fim de manter “eficiência operacional”, segundo nota.
Empresa novata já é a terceira do mercado brasileiro | Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
A notícia leva os pilotos a temerem por demissão, segundo Carlos Camacho, diretor de segurança de voo do Sindicato Nacional dos Aeronautas. “Uma pergunta que todopiloto vai ter agora é: ‘Se meu IP estiver abaixo daquele desejado pela empresa, eu serei demitido?’. Esse tipo de preocupação pode resultar até em acidentes”, afirma.
Quantos aos critérios de pontualidade redução de combustível, Camacho diz que não há sentido em assimilar um ao outro. Ele explica: “Nenhum piloto gasta o que quer, mas porque as eventualidade do voo o levam a gastaruma específica quantia.”
Em nota, a Azul diz prezar por pontualidade, regularidade e uso consciente do combustível. “A companhia nega, veementemente, que incita ou adota quaisquer práticas que coloquem a segurança de suas operações, clientes e tripulantes em risco.”
Em janeiro, a Gol havia implementado um sistema de bonificação para tripulação que diminuir o consumo de combustível. Para isso, seria preciso reduzir, em média, 40 segundos o tempo do voo. Procurada pelo DIA, a companhia afirma em nota que as metas não são individuais, são coletivas: “Optamos por isso para não haver malefício ou benefício para os profissionais”.