Rio -  O embate oferta de vaga versus falta de mão de obra capacitada dará uma pausa com a promoção do Conexão Prominp, que ocorre segunda e terça-feira em Macaé, no Norte Fluminense, local de uma das principais bases operacionais da Petrobras. O evento é para aproximar os ex-alunos do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp) com as empresas do setor de petróleo e gás. Os interessados também poderão se candidatar a mais de mil vagas oferecidas a quem concluiu um dos 28 cursos de qualificação promovidos pelo programa.
Participam do Conexão Prominp grandes empresas locais, com necessidade de contratação imediata de trabalhadores qualificados. Para participar e obter mais informações, o interessado deve acessar o site do Prominp — www.prominp.com.br — baixar e preencher a ficha de inscrição e enviá-la por e-mail à coordenação do programa na Bacia de Campos, por meio do endereço prominp-bc@petrobras.com.br.
Há vagas técnicas para atuar nas plataformas de petróleo como soldador, taifeiro, pintor industrial e cozinheiro, entre outros.
“Hoje é difícil de encontrar trabalhador apto para as vagas operacionais pois, por estarem fora do mercado, não se atualizaram, possuem baixa escolaridade, ou seja, pararam no tempo”, diz a especialista em Recursos Humanos, Fabiana Goulart, da RH Personalizado.

CURSO TÉCNICO
A recrutadora recomenda, para quem não consegue cursar uma faculdade, fazer um curso técnico para obter uma formação mais rápida e ter mais chances de relocação no mercado de trabalho.
Prominp mantém banco de currículos
O Prominp também mantém um banco de currículos online, no Portal de Qualificação Profissional do site do programa, que pode ser acessado por alunos e ex-alunos dos cursos e pelas pelas empresas, que buscam empregados.

Entre as ocupações em aberto, há vagas para ajudante de cozinha, almoxarife de bordo, auxiliar de limpeza, auxiliar de movimentação de cargas, caldeireiro, comissário, eletricista de manutenção, instrumentista reparador, operador de sonda de perfuração, padeiro, plataformista, saloneiro, técnico de mecânica aplicada a petróleo e gás, técnico de manutenção, turbomáquina com ênfase em instrumentação e com em mecânica.

Para formar mão de obra para atuar em óleo e gás, a Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia inaugura na terça o Centro Vocacional Tecnológico (CVT) do Columbandê, em São Gonçalo, com capacidade para 1.700 alunos.