Rio -  Aos pés do Cristo Redentor e no caminho dos fiéis e turistas que virão ao Rio para ver o Papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude, em julho, a comunidade do Cerro-Corá, no Cosme Velho, furou a fila no planejamento da Secretaria de Segurança Pública e vai ganhar sua Unidade de Polícia Pacificadora (UPP).
A previsão é de que as tropas da polícia comecem a ocupar o local nas primeiras horas desta segunda-feira, uma novidade em relação às pacificações anteriores, geralmente feitas no fim de semana. Com a ação, a secretaria vai fechar o cinturão de segurança da Zona Sul, retomando o último território da região sem a presença de forças policiais antes do início dos grandes eventos.
Comunidade do Cerro-Corá é o último território da Zona Sul sem a presença de de forças policiais antes dos grandes eventos internacionais | Foto: Estefan Radovicz / Agência O Dia
Comunidade do Cerro-Corá é o último território da Zona Sul sem a presença de de forças policiais antes dos grandes eventos internacionais | Foto: Estefan Radovicz / Agência O Dia
ÁREAS VIZINHAS
Além do Cerro-Corá, a ocupação vai beneficiar as comunidades vizinhas Guararapes e Vila Cândido, todas situadas sobre o túnel Rebouças. Pelas dimensões e condições geográficas, a Secretaria de Segurança não deve usar o mesmo aparato das demais operações, como blindados da Marinha, por exemplo. A ação terá tropas dos batalhões de Operções Especiais (Bope), de Choque, Ações com Cães (BAC), além de aeronaves do Grupamento Aero Móvel (GAM) da PM. A Polícia Civil também vai dar apoio.
A comunidade estava prevista no primeiro projeto de ocupações. No entanto, havia plano municipal de desapropriação de imóveis no local, o que acabou adiando a operação policial. Com o aumento do número de turistas e moradores que passam pela região turística, além da proximidade da Jornada Mundial da Juventude com a presença do Papa, a comunidade do Cerro-Corá voltou à baila do programa de pacificações.
Outro fator que preocupa as forças de Segurança Pública é que, apesar do tráfico não ser muito intenso nas comunidades, os criminosos costumam descer para praticar roubos a pedestres, turistas e motoristas.
UPP vai chegar à comunidade em maio
Com a entrada da polícia no Cerro-Corá, o Bope vai permanecer no local até a inauguração da UPP, prevista para acontecer até o fim de maio. Com a consolidação da primeira fase da ocupação, a tropa de elite deve receber apoio de policiais recém-formados. Eles vão ajudar no patrulhamento e na aproximação com os moradores.
O efetivo de novos PMs que vai patrulhar as três comunidades do Cosme Velho já está formado e estagiando em outros locais onde existem UPPs. No entanto, o número de militares que vão atuar na 33ª unidade do estado ainda não foi divulgado. Outras favelas da Zona Sul, como Santo Amaro, no Catete, e Morro Azul, no Flamengo, já possuem um patrulhamento fixo. A primeira, com a Força Nacional de Segurança e a segunda, com uma companhia destacada da PM.
Depois da Copa das Confederações, Jornada Mundial da Juventude e visita do Papa, a Secretaria de Segurança retomará o planejamento das pacificações. E o próximo passo é a ocupação das 15 comunidades do Complexo da Maré, em meados de agosto. Pela periculosidade da quadrilha e território gigante, a operação pode ser dividida em partes, sendo ocupadas uma de cada vez.