Rio -  O primeiro e único gol de Ewerthon no Maracanã é especial. O atacante foi o último artilheiro do estádio antes de ele ser fechado para obras visando à Copa do Mundo. Neste sábado, o palco da final do Mundial de 2014 vai ser reinaugurado com o jogo entre Amigos de Bebeto e Amigos de Ronaldo. Após dois anos e sete meses daquela partida entre Fluminense e Palmeiras (terminou 1 a 1), pelo Brasileiro, Ewerthon relembra o gol histórico marcado no dia 1º de setembro de 2010, aos 48 minutos do segundo tempo, quando defendia o clube paulista.
Foto: André Mourão / Agência O Dia
Ewerthon chuta para fazer o gol histórico | Foto: André Mourão / Agência O Dia
"Foi no finzinho já, uma bola metida na área pelo Danilo. Aí eu dominei no peito e mandei no canto", recorda Ewerthon. No lance do gol, ainda teve o passe de cabeça de Edinho.

O atacante conta que seus companheiros já sabiam que aquele gol seria histórico.
Foto: André Luiz Mello / Agência O Dia
Gol foi marcado aos 48 minutos do segundo tempo | Foto: André Luiz Mello / Agência O Dia
"Logo quando acabou o jogo me falaram: 'Você vai ficar marcado'. Depois, as pessoas falaram: 'Antes de o Maracanã ser novo, o último gol quem fez foi você'. Foi muito gratificante."

O último jogo do Maracanã foi entre Flamengo e Santos, mas terminou sem gols. Sendo assim, aquele Fluminense 1 x 1 Palmeiras também está marcado na história do estádio. E Ewerthon é o último artilheiro. O atacante tem uma lembrança do jogo.
Foto: Ernesto Carriço / Agência O Dia
Gol está marcado na carreira de Ewerthon | Foto: Ernesto Carriço / Agência O Dia
"Troquei de camisa com Deco, nós somos amigos. Eu tenho a camisa dele", conta o atacante, que atualmente vem treinando e espera por propostas para decidir seu futuro de olho no Brasileiro.
RELEMBRE O GOL DE EWERTHON



Em 2010, o técnico de Ewerthon e do Palmeiras era Felipão, agora na seleção brasileira com a missão de comandar o País na Copa do Mundo e levar o time rumo ao título. O atacante analisa o momento do Brasil.

"Olha, a expectativa é que o Brasil consiga montar um time. Hoje, infelizmente, não temos uma Seleção formada. Falta algum tempo ainda para a Copa. Espero que o Brasil consiga formar uma grande Seleção e fazer uma boa Copa", projeta Ewerthon.

ESPECIALISTA EM DESPEDIDAS

O Maracanã não foi o único palco em que Ewerthon fez gol antes de o estádio ser fechado para obras. O "especialista" também marcou no último jogo oficial do Palestra Itália em 2010, no dia 22 de maio. Na vitória do Palmeiras por 4 a 2 sobre o Grêmio, o atacante balançou a rede duas vezes.

"Se tiver um estádio que for fechar para obra, pode me chamar", brincou Ewerthon.

O último jogo do estádio do Verdão foi um amistoso realizado com o Boca Juniors, no dia 9 de julho. O clube argentino venceu por 2 a 0.