Líbia - Pelo menos 111 presos escaparam no último dia 30 de abril da prisão de Sebha, no sul do Líbia, aproveitando o pouco número de funcionários que vigiam o local, informou nesta quinta-feira à Agência Efe uma fonte de segurança da cidade. A fonte explicou que os presos fugiram após derrubar a porta principal da prisão perante a impossibilidade dos guardas de detê-los.
Após esta fuga em massa, vários juízes desta província participaram de um protesto para denunciar as contínuas fugas ocorridas nesta prisão, assim como as recentes agressões de milicianos contra várias sedes ministeriais em Trípoli, entre elas a do Ministério da Justiça. Os magistrados exigiram também uma maior proteção para realizar seu trabalho com todas as garantias, indicou à Efe por telefone um dos participantes.
Segundo o diretor da procuradoria de Sebha, Mohammed Farach Ibrahim, nos últimos dias fugiram vários detentos e denunciou que os trabalhadores da justiça são alvo contínuo de ameaças. "Não podemos seguir trabalhando assim e não podemos seguir sob estas ameaças", ressaltou. O diretor da prisão de Sebha, Shaban Bin Nasser, assegurou à agência de notícias líbia "WAL" que as contínuas fugas de presos se devem à falta de recursos. Segundo seu relato, no dia 17 de abril fugiram 64 pessoas e no dia 20 de março outros 61, que se somaram aos 88 detentos que fugiram em dezembro. No total, 324 presos fugiram nos últimos seis meses. 
As informações são da EFE