Rio -  A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou ontem que multou a operadora de telefonia móvel TIM em R$ 9,6 milhões por má qualidade no serviço de telefonia celular. A punição é resultado do processo que apurou suspeita de que a empresa provocava a queda de chamadas de seus clientes para elevar os ganhos com chamadas.
Foto: Reprodução Internet
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A investigação demonstrou que a operadora descumpriu regulamentos que determinam padrões mínimos de qualidade na prestação do serviço de telefonia celular, além de normas do Código de Defesa do Consumidor. A empresa poderá recorrer da decisão.
A Anatel informou também que não é possível concluir que a operadora estaria derrubando propositalmente as ligações dos clientes do plano Infinity, no qual o usuário paga pela ligação e não pelos minutos de chamada.

INFINITY: QUEDAS MAIORES
O caso vem sendo analisado pela agência reguladora desde agosto de 2012, quando um relatório de fiscalização apontou que as quedas de chamadas do plano Infinity eram quatro vezes maiores que de outros planos da operadora.
Segundo o comunicado da Anatel, “não é possível concluir que a TIM estaria conferindo tratamento discriminatório aos usuários do plano Infinity pré-pago”. De acordo com a operadora, a decisão da Anatel “derruba as alegações noticiadas” e confirma os fatos que a empresa de telefonia sempre demonstrou transparência e colaboração com a agência.