Rio -  Gostaria de lembrar aos nobres candidatos empenhados em tirar o emprego do prefeito: só tem mais um debate na TV. Então, meu povo, se o negócio é fazer tabelinha pra atacar o inimigo comum, acho bom ir treinando logo. O que eu tenho com isso? Nada, é claro. Mas me deu nos nervos na segunda-feira à noite, quando Freixo, no debate da Record, levantou a bola pra Otavio partir sem dó pro ataque, e o que se viu foi uma conversa insana sobre o golfe ser ou não “popular”.
| Foto: Arte: Nei Lima
Foto: Arte: Nei Lima
Cheio de pecado no coração, o psolista perguntou o que o tucano achava do campo de golfe que o prefeito quer construir pras Olimpíadas. Na cabeça de Freixo, estava cla-ro que era pra bater um papão sobre a suspeita (dele) de que o projeto de Paes vai servir é pra “beneficiar a especulação imobiliária”. Faltou combinar com o russo tucano, que achou superválido defender o golfe pro povo, emendando uma história comprida sobre seu próprio projeto de campo, que seria em Guaratiba. “Eu sou a favor do golfe popular”, disse Otavio, abatido sem pena por Freixo: “Otavio, golfe popular é um pouco mais difícil.”
TROCO
Só que Otavio não se intimidou e partiu pro ataque. A Freixo, dizendo que o psolista anda defendendo muito a permanência do Autódromo de Jacarepaguá e o automobilismo, “que é um esporte muito elitista”. Claro que Paes ficou quietinho no canto dele, magnânimo, nem aí pra essa turma que não ensaia, e o improviso atrapalhado acabou dando motivo pra Rodrigo fazer graça. Próximo a perguntar, o democrata mandou, debochado: “Depois que a Fórmula 1 e o golfe viraram um esporte popular, eu vou à minha pergunta...” Bora ensaiar, meu povo.
ALIÁS...

O que quase passou despercebida, no meio dessa confusão, foi uma informação que o próprio Otavio deu enquanto encarava Freixo: o Rio já tem, sim, um campo de golfe público. Trata-se da Associação Golfe Público de Japeri, que foi inaugurada em 2005 e tem até escolinha pra crianças.