domingo, 21 de abril de 2013

Cientistas descobrem dois novos sistemas planetários A NASA descobriu novos sistemas planetários, formado por planetas parecidos com a Terra.


Os cientistas da NASA anunciaram a descoberta de dois novos sistemas planetários. Aagência espacial também destacou que há três planetas de tamanho superior a Terra e com condições habitáveis. O anúncio foi feito oficialmente nesta quinta-feira (18), através de um estudopublicado na revista Science.
611742 Cientistas descobrem dois novos sistemas planetários Cientistas descobrem dois novos sistemas planetáriosA NASA encontrou novos sistemas planetários. (Foto:Divulgação)

Descoberta de novos sistemas planetários

Um dos novos sistemas planetários que foram observados pela NASA é o Kepler-62, situado na constelação Lira. Sua distância da Terra é de aproximadamente 1.200 anos luz. Até agora, cinco planetas foram visualizados e classificados como 62b, 62c, 62d, 62e e 62f.
O segundo sistema é o Kepler-69, localizado na constelação do Cisne e com uma distância de 2.700 anos luz da Terra. A NASA constatou a existência de dois planetas (69b e 69c).
De acordo com as análises dos cientistas, pode haver algum tipo de vida nos planetas recém-descobertos. Esta possibilidade existe devido à presença de água na superfície.
611742 Cientistas descobrem dois novos sistemas planetários 1 Cientistas descobrem dois novos sistemas planetáriosPlanetas descobertos são aquosos e rochosos. (Foto:Divulgação)
  
Em seu comunicado oficial, a NASA falou que a descoberta é mais um passo importante para encontrar um planeta similar a Terra fora do Sistema Solar. Não se sabe ao certo se existe vida nestas regiões do universo, mas os planetas com condições parecidas com a Terra orbitam ao redor de uma estrela como o sol.

Planetas parecidos com a Terra

telescópio espacial Kepler, responsável por vigiar mais de 150 mil estrelas na busca de planetas, revelou que 62e, 62f e 69c estão localizados na ‘zona habitável’ do sistema solar. Desta forma, as temperaturas que predominam nestes corpos celestiais oferecem condições para a vida.
Segundo Thomas Barclay, cientista da missão Kepler, só se conhece uma estrela que possui um planeta com vida na órbita: o sol. No entanto, se há outras zonas habitáveis no universo, certamente existem estrelas que desempenham papel parecido com o sol.
Tudo indica que a descoberta dos novos sistemas planetários foi um grande avanço para a NASA. Nunca antes a agência espacial tinha identificado planetas tão parecidos com a Terra fora do Sistema Solar.
611742 Cientistas descobrem dois novos sistemas planetários 2 Cientistas descobrem dois novos sistemas planetáriosNunca antes a agência espacial tinha identificado planetas tão parecidos com a Terra fora do Sistema Solar. (Foto:Divulgação)
Os planetas recém-descobertos possuem superfícies rochosas e aquosas. Desta forma, eles têm potencial para abrigar alguma forma de vida. John Grunsfeld, do escritório de missões científicas da Nasa, garantiu: “É só questão de tempo que descubramos se a galáxia é o lar de uma multidão de planetas como a Terra, ou se somos uma raridade”.
A NASA chegou a indicar outros corpos similares a Terra em pesquisas anteriores, mas estes não teriam condições adequadas para abrigar a vida.
Envie seu comentário
Nome:
Email:
Mensagem:
1
2
3
4
5

Nenhum comentário: