Paraná -  No último dia de X-Games em Foz do Iguaçu, o Rali ganhou a maior atenção do público, que pôde ver dois ex-pilotos de Fórmula 1 em ação. Nelsinho Piquet, ex-Renault e atualmente em uma das divisões da Nascar, estreou na Global RallyCross e não conseguiu se classificar para a bateria final. Em compensação, o outro estreante, Scott Speed, fez uma corrida emocionante e ganhou a medalha de ouro na última curva, deixando o finlandês Toomas Heikkinem em segundo.
Atualmente na Nascar, Speed pilotou por 28 GPs a Toro Rosso em 2006 e 2007, e só ficou marcado na categoria por ter perdido o lugar no cockpit para o tricampeão Sebastian Vettel, que na época era uma aposta. Mas ontem o americano teve seus minutos de fama no Brasil.
“Só soube no fim (que ganhou). Tentei ficar o mais próximo possível porque não dava para ver nada, só poeira. É simplesmente incrível. Ainda tenho muito a aprender, nunca pensei que poderia vencer assim”, comemorou Speed.
Foto: Divulgação
Speed venceu Global RallyCross neste domingo | Foto: Divulgação
Mesmo inexperiente na categoria, o americano foi responsável pela maioria das ultrapassagens na pista de Foz do Iguaçu nas duas baterias que disputou ontem. “Nunca corri na poeira. Tentei ser agressivo e foi meio na sorte porque não dava para ver. Quando arrisquei as ultrapassagens, não tive ninguém na frente”, explicou.
Já Nelsinho Piquet ficou devendo. O brasileiro terminou em quarto no primeiro dia de treinos, mas ontem queimou a largada na primeira bateria, foi punido e não se classificou. Na repescagem, acabou em terceiro e ficou fora da final. Nelsinho disputará outras provas da Global RallyCross, mas por causa dos compromissos com a Nascar dividirá o carro com Guilherme Spnielli.
Já no skate park, última categoria da modalidade disputada no X-Games, o brasileiro Pedro Barros conquistou sua terceira medalha de ouro. Considerado por Sandro Dias como novo fenômeno do esporte, Pedrinho comemorou: “O carinho do público e a força de todo mundo torcendo por mim falaram mais alto”.
Sem dar chances aos adversários, Pedro somou 83 pontos e foi o único competidor a tirar uma nota acima de quarenta em sua volta. “A competição foi demais. A pista estava muito técnica e todo mundo andou muito bem e dificultou minha vitória ao máximo”, comemorou. Em segundo lugar ficou o norueguês Rune Glifberg e, em terceiro, o americano Ben Hatchell.
O repórter viajou a convite da organização