Fiscalização mais rigorosa sobre planos de saúde
A partir de agora, operadora que negar cobertura poderá ser multada ou ter os produtos suspensos. Em maio, empresas terão que justificar por escrito a negativa
POR AURÉLIO GIMENEZ
Alexandre Padilha, ministro da Saúde | Foto: Divulgação
“Esse é um mercado que cresceu fortemente nos últimos anos e precisamos aprimorar as regras de regulação”, disse o ministro da Saúde.
Conforme Padilha, negativas de cirurgia, negativas de atendimento, negativas no roll e questionamentos sobre o período de carência também passaram a ser monitoradas em janeiro e se associam ao prazo. Ou seja, agora, a operadora, além de cumprir o prazo do paciente, tem de garantir todos os procedimentos.
Gerente geral de Estrutura e Operação dos Produtos da ANS, Denise Domingos afirmou que o consumidor está mais informado e mais consciente dos seus direitos e, por isso, triplicou o número de reclamações contra os planos de saúde. Ela disse que o cliente deve observar o que consta nos contratos e denunciar quando a cobertura de um procedimento ou o atendimento não for cumprido.
“A norma de informar por escrito a não autorização de um procedimento vai melhorar ainda mais a fiscalização sobre as operadoras de saúde”, explicou Denise.
‘Há excesso de regulação’, reclamam as operadoras
O clima entre médicos e planos também não está bom. Hoje, os profissionais promovem paralisação no atendimento a pacientes de planos. Eles querem reajuste nos honorários pagos por consultas e procedimentos.
Por meio de nota, a Federação Nacional de Saúde Complementar, que reúne as empresas do setor, informou que as operadoras estão preparadas para garantir o atendimento dos clientes e que as empresas estão se empenhando para recompor os honorários.
Por meio de nota, a Federação Nacional de Saúde Complementar, que reúne as empresas do setor, informou que as operadoras estão preparadas para garantir o atendimento dos clientes e que as empresas estão se empenhando para recompor os honorários.
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