A talassemia é uma forma crônica de anemia, resultado de uma alteração genética que pode ser transmitida dos pais aos filhos. Não é incomum encontrar pessoas que confundem os sintomas e a origem dessa doença com várias outras patologias. Para acabar com as dúvidas, entenda melhor sobre o assunto e saiba exatamente o que é talassemia.
O que é talassemia
É importante ressaltar que, por ser resultado de um distúrbio genético, a doença não é causada por nenhum tipo de carência nutricional, bem como também não pode ser transmitida pelo contato físico, com secreções ou até mesmo sexual.
Formas clínicas da beta-talassemia
A b-talassemia é a mais comum no Brasil e pode ser classificada em três grandes grupos: talassemia minor, talassemia major e talassemia intermediária:
- Talassemia minor
Também conhecida como “traço talassêmico”, não é propriamente considerada uma doença e sim uma particularidade genética. Os portadores desse tipo de distúrbio são assintomáticos e levam a vida de uma maneira totalmente normal, sem prejuízo em nenhum aspecto. A única alteração que pode ser percebida, na maioria dos casos, é uma palidez cutânea persistente.
- Talassemia intermediária
- Talassemia major
A talassemia major é uma condição mais grave que, felizmente, é tratável e cursa com boa resposta terapêutica. Normalmente são combinadas transfusões de sangue regularmente e quelação de ferro, que juntas asseguram ao paciente uma vida completamente normal e com boaqualidade.
A talassemia é um tipo de anemia geneticamente herdade que possui manifestações bastante variadas. Pessoas com histórico familiar dessa doença devem se manter atentas e investigar se são portadoras ou não da mutação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário