Rio -  Uma pessoa morreu e outras cinco ficaram feridas - uma delas está em estado grave - em um acidente provocado por uma van desgovernada na Ladeira Santa Maria, na Taquara, Zona Oeste do Rio. Por volta das 3h40 da tarde de domingo, o veículo conduzido por Ibson Roberto Ferraz, que assumiu estar sob efeito de álcool, perdeu o controle ao fazer uma curva e, antes de bater em uma caminhonete Saveiro que estava parada em frente a uma casa, atropelou as pessoas que estavam na calçada.
Foto: Osvaldo Praddo / Ag. ODia
Caminhonete atingida pela van que atropelou pessoas na calçada | Foto: Osvaldo Praddo / Ag. ODia
A empregada doméstica Marta Luciana de Oliveira Modesto, de 39 anos, que estava encostada no carro atingido ainda chegou a ser socorrida, mas chegou sem vida ao hospital. A estudante Eloísa Cristina Delfino de Oliveira, de 19 anos, prima de Marta, também foi atingida, porém resgatada com vida. Todas as vítimas foram levadas ao Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca. Os outros feridos foram Geraldo Fialho Alves, Carlos Henrique da Silva La Rubia Berbet, Célia Machado dos Santos e Suelen Almeida de Lima Ribeiro, esta já liberada depois de sofrer escoriações leves pelo corpo e uma fratura na perna esquerda.
Moradores que ficaram revoltados com a cena ainda tentaram agredir o motorista, mas os oficiais do 18º BPM chegaram ao local, que fica na altura do número 39, e evitaram o linchamento. Ainda assim, ele ficou bastante ferido. No interior da van foi encontrada uma garrafa de cerveja aberta. Mais tarde, em depoimento para o delegado Vilson de Almeida Silva, da 32ª DP (Jacarepaguá), onde o caso foi registrado, Ibson admitiu a ingestão de cerveja e conhaque antes de dirigir, ainda que a prova do bafômetro, feito horas depois do acidente, não tenha fornecido nenhum indicativo. Ele foi autuado por homicídio e lesão corporal dolosa.
Foto: Osvaldo Praddo / Ag. ODia
Suelen da Conceição, com a perna quebrada, é carregada pelo primo Marcelo | Foto: Osvaldo Praddo / Ag. ODia
O nome da proprietária da van não foi divulgado pela polícia. O veículo seria utilizado para o transporte executivo de funcionários da empresa GlaxoSmithKline de modo terceirizado.
Reclamações recorrentes
A imprudência de quem transita pela Ladeira Santa Maria já faz parte do cotidiano dos moradores do local, que pedem sinalização mais adequada para a via. "As vans sempre passam na rua em alta velocidade. Já pedimos a colocação de quebra-mola, mas ainda estamos aguardado. Quem sabe agora com tudo isso que aconteceu", ilustra Alexandre Oliveira, pai de Suellen, garota que teve a perna fratura ontem.
O calçamento em paralelepípedo na via da ladeira aumenta ainda mais os riscos de acidente. "Essa é uma rua de mão dupla onde os veículos, principalmente aqueles que descem, oferecem risco. E fica ainda mais perigoso nos dias de chuva", acrescentou ele.
Acompanhado ou não?
O delegado Vilson de Almeida Silva ainda investiga se o condutor estava acompanhado de outras pessoas no veículo. Isso porque, segundo relato de testemunhas aos policiais militares que atenderam a ocorrência, outras duas pessoas estavam no interior da van. Em depoimento, o condutor negou que estivesse com outras pessoas.
O pára-brisa quebrado do lado do passageiro, no entanto, pode ser um indício de que outras pessoas estavam no veículo no momento do acidente, apontou o delegado.