sexta-feira, 17 de maio de 2013

André Diniz comenta sinopse da São Clemente: 'Tem um lado poético, alegre'


André Diniz comenta sinopse da São Clemente: 'Tem um lado poético, alegre'

Vitorioso compositor da Vila é o autor da síntese do enredo 'Favelas', tema da escola da Zona Sul para o próximo ano

RAFAEL ARANTES
Rio - É fácil relacionar o nome de André Diniz à Vila Isabel, mas agora a situação é outra. Grande campeão nas disputas de samba-enredo da escola de Noel Rosa, onde venceu por 13 vezes, o sambista, junto do amigo Vladimir, foi o responsável pela elaboração da sinopse do enredo da São Clemente para o Carnaval de 2014, que deverá ser entregue para os compositores já na próxima semana.
Diniz é o autor sinopse da São Clemente para 2014
Foto:  Divulgação
Escolhido para a missão clementiana pelo presidente Renado Almeida, o compositor já concluiu o objetivo e agora só espera pela repercussão. Ao fim do trabalho, Diniz aguarda ansioso pela reação dos compositores da escola da Zona Sul por sua obra, que segundo ele, deverá causar sensações impactantes para os integrantes da agremiação.
"Será surpreendente. Não posso falar qual o caminho segui, mas realmente vai ser bem marcante. Não saímos para as questões cronológicas, de falar do surgimento, décadas e etc, e sim por um lado poético, alegre.. Se um enredo para a São Clemente não tiver um sorriso não será da São Clemente", afirmou Diniz, que ainda ressaltou um dos desejos pessoais do presidente.
"Quando nos falamos, o Renato disse que queria um texto que inspirasse os compositores. Algo poético, mas que também tivesse o amparo de um historiador, que é minha profissão. Ele realmente objetivava essas duas vertentes", acrescentou.
Convite inusitado
Com tudo preparado, André também revelou uma grande curiosidade sobre a experiência. De acordo com o compositor, o convite para escrever a sinopse do enredo da São Clemente aconteceu de uma maneira repentina. Professor da filha de Renato, foi através da jovem Rafaela que André Diniz conseguiu ser encontrado pelo mandatário.
"Uma história interessante. É bom até ressaltar que o enredo não é meu, a São Clemente já tinha esta ideia, apenas escrevi a sinopse mesmo. O Renatinho estava atrás de mim para me fazer o convite, mas não tinha meu contato. No entanto, uma de minhas alunas é filha dele, a Rafaela. Durante a festa de uma premiação, ela estava presente e tirou algumas fotos minhas quando subi ao palco. Quando ele viu essas imagens perguntou de onde ela me conhecia e pediu que me avisasse que ele gostaria de falar comigo. Foi assim que realmente tivemos esse contato. Diante disso, chamei o Vladimir, meu parceiro na Vila, para realizarmos mais este trabalho", contou Diniz, antes de exaltar a sensação de vivenciar a nova experiência na carreira.
André Diniz revelou empolgação: Será surpreendente
Foto:  Diego Mendes / Divulgação
"Foi uma situação diferente, mas muito legal. É uma experiência nova e que nos dá a chance de mostrar uma face que as pessoas ainda não conhecem. É algo muito legal, não tem disputa, não tem estresse. Como temos muito contato com sinopses para fazer nossos sambas, isto ajudou um pouco, mas foi muito interessante mesmo", concluiu.

Nenhum comentário: