sábado, 7 de setembro de 2013

Brasil fará primeiro transplante múltiplo da rede pública

Brasil fará primeiro transplante múltiplo da rede pública

Paciente terá sistema digestivo substituído

O DIA
São Paulo - O Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP, em São Paulo, prepara-se para realizar, pela primeira vez numa instituição pública do Brasil, um transplante multivisceral. A cirurgia vai envolver a substituição de estômago, intestino, pâncreas e fígado de um mesmo doente, ao mesmo tempo. O procedimento é o mais complexo a que pode ser submetido o sistema digestivo.
O paciente é um rapaz com tumor de pâncreas com múltiplas metástases no fígado e no intestino. Pela gravidade, ele foi priorizado entre outras quatro pessoas que aguardam o procedimento no HC. A expectativa é que a cirurgia aconteça daqui a três e quatro semanas, após anos de preparação do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do hospital. Para a operação, 20 profissionais precisaram fazer treinamento no exterior. O Ministério da Saúde fez investimento de R$ 2,4 milhões.
O hospital da rede privada Albert Einstein, também em São Paulo, foi o primeiro a realizar o transplante multivisceral no Brasil, no ano passado, em parceria com o Ministério da Saúde. O procedimento, no entanto, ainda aguarda aprovação do governo para passar a fazer parte do dos protocolos que regulamentam os transplantes no país, já que é indicado para diferentes casos — desde crianças que nascem com torções no intestino até pacientes que tenham as veias abdominais entupidas.
    Tags: Saúde , Transplantes

    Nenhum comentário: