sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Mário Augusto Jakobksind: Dilma, suspenda o encontro com Obama

Mário Augusto Jakobksind: Dilma, suspenda o encontro com Obama

Os brasileiros, nas últimas semanas, estão sendo informados sobre esquema de espionagem praticada pelos serviços de inteligência norte-americanos

O DIA
Rio - Os brasileiros, nas últimas semanas, estão sendo informados sobre esquema de espionagem praticada pelos serviços de inteligência norte-americanos, conforme denúncia muito bem fundamentada do ex-agente da CIA Edward Snowden. A mais recente notícia mostra que até a presidenta Dilma Rousseff foi monitorada.
Sabemos, senhora presidenta, que o Brasil é hoje protagonista importante no cenário internacional. Por isso mesmo, a senhora não acha que se trata de arbitrariedade que fere os direitos humanos o fato de um país estrangeiro estar espionando cidadãos brasileiros, inclusive a senhora, e mesmo empresas instaladas no país?
O Brasil há pelo 28 anos deixou de ser uma ditadura cruel e sanguinária como a que foi instalada em abril de 1964, com o apoio da inteligência norte-americana. Nem é necessário desenvolver muito sobre o tema, porque a senhora sofreu na pele durante pelo menos três anos pelo ‘crime’ de se opor ao regime.
Pois bem, tendo em vista as recentes solertes intromissões norte-americanas em assuntos internos do nosso país, já é hora, senhora presidenta, de o seu governo adotar medida mais enfática. Não basta apenas convocar o embaixador norte-americano Thomas Shannon, que nunca esclarece nada. A senhora tem marcado um encontro com o presidente Barack Obama mês que vem nos EUA. Pelo que foi divulgado, a senhora será recebida oficialmente como ‘visitante ilustre’.
Nesse sentido, sugerimos que siga o exemplo do próprio Obama, que, ao se sentir contrariado com o asilo concedido a Snowden pelo governo russo, decidiu cancelar o encontro que estava programado com o colega Vladimir Putin.
Os brasileiros, que a senhora representa como autoridade número 1 da República, querem demonstração concreta de repúdio à espionagem. E o cancelamento do encontro com Obama seria forma de dar o recado segundo a qual não somos uma colônia, muito menos quintal dos EUA, como disse recentemente o secretário de Estado, John Kerry.
Jornalista
    Tags: Colunista , Opinião

    Nenhum comentário: