sábado, 7 de setembro de 2013

G20: 11 países responsabilizam regime sírio por ataque químico

G20: 11 países responsabilizam regime sírio por ataque químico

Austrália, Canadá, França, Itália, Japão, Coreia do Sul, Arábia Saudita, Espanha, Turquia, Reino Unido, além dos EUA, pedem uma 'forte resposta internacional'

EFE
Washington - Os líderes da Austrália, Canadá, França, Itália, Japão, Coreia do Sul, Arábia Saudita, Espanha, Turquia, Reino Unido e EUA chamaram nesta sexta-feira uma "forte resposta internacional" após o uso de armas químicas na Síria, em comunicado conjunto divulgado pela Casa Branca.
"Pedimos uma forte resposta internacional a esta grave violação das normas e consequência mundial, que envia uma clara mensagem para que este tipo de atrocidade não volte a se repetir", indicou a nota emitida nas margens da cúpula de líderes do G20 na cidade de São Petersburgo. "Os que perpetraram estes crimes devem assumir a responsabilidade", indica o comunicado.
Cúpula do G20
Foto:  Efe


Os 11 países signatários qualificam o ataque de 21 de agosto nos subúrbios de Damasco de "horrível" e afirmam que a "evidência claramente aponta para o Governo sírio como responsável". Além disso, os países disseram que respaldaram de forma sistemática seu apoio "a uma contudente resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas", mas reconhecem que o Conselho de Segurança se "encontra paralisado como esteve durante os últimos dois anos e meio".
"O mundo não pode esperar fracassados processos sem fim que só podem levar a um maior sofrimento para a Síria e à instabilidade regional", disseram os 11 países signatários em comunicado. Os países destacam, além disso, o respaldo aos esforços realizados pelos EUA e outros países para assegurar a proibição do uso de armas químicas".
Por isso, as nações pedem à missão de inspetores das Nações UNidas a apresentar "seus resultados o mais rápido possível", e ao Conselho de Segurança "a atuar em consequência". O comunicado condena "nos termos mais contundetes" as violações dos direitos humanos de todos os grupos na Síria e insistem no compromisso de buscar "uma solução política que tenha como resultado uma Síria unida, que inclua todas as partes e democracia".
    Tags: G20 , Síria , Ataque

    Nenhum comentário: