Estados Unidos -  Os suspeitos do atentado na Maratona de Boston, há uma semana, iam cometer outros ataques, informou ontem o comissário de polícia da cidade americana, Ed Davis. Segundo ele, Dzhokhar, 19 anos, e Tamerlan Tsarnaev, 26, carregavam arsenal de bombas artesanais e 250 cartuchos de arma de fogo, sexta-feira, quando o mais novo foi preso e o mais velho, morto em confronto.
Segundo Davis, o FBI ainda não conseguiu interrogar Dzhokhar. O prefeito de Boston, Thomas Menino, acrescentou que talvez autoridades jamais consigam falar com o suspeito, pois ele tem ferimentos a tiro na língua e na garganta. Os danos seriam resultado de tentativa de suicídio na hora em que foi cercado pela polícia.
Corredores de Londres ficaram 30 segundos em silêncio na largada. Prova teve forte esquema de segurança | Foto: EFE
Corredores de Londres ficaram 30 segundos em silêncio na largada. Prova teve forte esquema de segurança | Foto: EFE
Dzhokhar foi capturado, ferido, na cidade de Watertown após caçada policial de 22 horas. Seu irmão, Tamerlan, 26, foi morto em confronto, em Cambridge, no início da fuga. O rapaz mais novo sofreu ao menos dois ferimentos à bala, um na perna e outro na parte de trás do pescoço.
Os investigadores dizem que, pela forma da ferida, o acusado pode ter posto arma na boca, disparado e a bala saiu pelo pescoço. De acordo com o governador de Massachussets, Deval Patrick, Dzhokhar permanece em estado grave, porém estável. “Eu espero que o suspeito sobreviva, porque temos um milhão de perguntas, e essas questões precisam ser respondidas”, afirmou.
O comissão de polícia de Boston também disse ontem que pode haver mais explosivos da dupla escondidos. “Temos razões para acreditar que, com base no foi encontrado, no poder de fogo que eles tinham, que eles iam atacar outras pessoas. Não temos como assegurar que não há mais explosivos escondidos”.
Homenagens em corridas
Sob forte segurança, cerca de 36 mil atletas participaram ontem da Maratona de Londres, na Inglaterra, seis dias após as duas explosões que mataram três pessoas e deixaram 176 feridas na prova de Boston. Vários corredores usaram fitas pretas em sinal de luto e ficaram em silêncio por 30 segundos antes da largada.
Também ontem foi realizada a Maratona de Tessalônica, na Grécia, e outras três corridas curtas, de um, cinco e dez quilômetros, com 7,5 mil atletas. Em todos os eventos, a segurança foi reforçada e houve homenagens às vítimas de Boston.
Em Londres, havia cerca de 40% mais aparato de segurança do que no ano passado. O etíope Tsegaye Kebede conquistou a vitória, completando o percurso em 2h06. Entre as mulheres, a vencedora foi a queniana Priscah Jeptoo.