Rio -  O ‘Entala — Encontro Latino de Arte’ nasceu do desejo do diretor do grupo teatral Travessia, Leandro Lobo, de promover um intercâmbio com outras companhias latino-americanas. A primeira edição, em 2011, deu tão certo que o projeto cresceu e agora agrega também oficinas, debates, músicas, exposições, espetáculos de dança e festas, espalhadas em diferentes pontos da cidade, como a Praça do Largo do Machado e o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).
As peças ‘Al Final de La Noche’ e ‘Cartas de Terra e Mar’ (foto) fazem parte do festival | Foto: Divulgação
As peças ‘Al Final de La Noche’ e ‘Cartas de Terra e Mar’ (foto) fazem parte do festival | Foto: Divulgação
De graça ou a preços populares, a programação é farta e diária, e se estende até domingo. “Grupos nacionais, argentinos e colombianos, entre outros, estão na cidade em uma ação participativa”, frisa o idealizador do evento. 
Nesta sexta, além de teatro, é dia de exposição, com a videoinstalação sobre os povos indígenas ‘Arú Colômbia’, das 10h às 20h, no edifício Argentina, em Botafogo.
Amanhã e domingo, a maratona culturalcontinua. Entre os destaques de sábado, estão os espetáculos ‘Al Final de La Noche’, do equatoriano Contraelviento, no CCBB, e ‘Cartas de Terra e Mar’, do grupo Travessia, no mesmo local, além da Festa Latino Americana, no Banana Z Hostel, na Lapa.
Domingo, para encerrar com chave de ouro, o Terreirada Cearense toca clássicos da música brasileira, também no CCBB.