domingo, 21 de abril de 2013

Regras ABNT 2013: Formatação de trabalhos acadêmicos Formatação de trabalhos acadêmicos, veja dicas de regras da ABNT 2013.


Trabalhos acadêmicos devem ser formatados de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Criada em 1940, a ABNT é uma entidade privada e sem fins lucrativos, responsável pela normalização técnica do Brasil. Com relação a monografias, teses, dissertações, relatórios, artigos e outros trabalhos acadêmicos, a entidade definiu diversas normas de formatação. Confira mais sobre as regras ABNT 2013:
611494 Regras ABNT 2013 Formatação de trabalhos acadêmicos 1 Regras ABNT 2013: Formatação de trabalhos acadêmicosA ABNT regula as normas técnicas do País há mais de 70 anos (Foto: divulgação)

Regras ABNT 2013: Formatação de trabalhos acadêmicos

As regras ABNT 2013 de formatação referem-se a edição de trabalhos acadêmicos de vários modelos e regulam coisas como o tipo e o tamanho da fonte a ser usada no texto, o tamanho do parágrafo, espaçamento entre letras, recuo e formas corretas de fazer a citação de autores especialistas no assunto abordado.
611494 Regras ABNT 2013 Formatação de trabalhos acadêmicos Regras ABNT 2013: Formatação de trabalhos acadêmicosA formatação de trabalhos acadêmicos deve seguir as regras da ABNT (Foto: divulgação)
Em um trabalho acadêmico formatado com as regras ABNT 2013, a letra usada deve ser Times New Roman ou Arial em tamanho 12, com um espaçamento definido de 1,5 cm no corpo do texto. Citações com menos de três linhas vêm no corpo do texto entre aspas e no mesmo tamanho do texto. Já as com mais de três linhas ficam separadas do texto com recuo de 4 cm, espaçamento simples e fonte de tamanho 10. Nesse caso, não se usam aspas.

Formatação de trabalhos acadêmicos: dicas

Outras regras de formatação de trabalhos acadêmicos referem-se ao tamanho das margens. Elas devem ter 3,0 cm na parte esquerda e superior e 2 cm para a margem direita e inferior. O trabalho deve ser numerado corretamente com algarismos arábicos e quando ficar pronto deve ser impresso em A4.
611494 Regras ABNT 2013 Formatação de trabalhos acadêmicos 2 Regras ABNT 2013: Formatação de trabalhos acadêmicosTipos de letras e tamanho da fonte para TCC e outros trabalhos são definidos pela ABNT (Foto: divulgação)
Quem tem dúvidas sobre como formatar trabalhos acadêmicos de acordo com as regras da ABNT 2013, pode buscar na internet por trabalhos que sirvam como exemplo. E no caso de monografias, dissertações, teses e projetos que sejam muito importantes para a sua vida de estudante pode valer a pena solicitar a ajuda de um profissional para revisar o trabalho e garantir que a formatação final será feita corretamente.
  
Leia mais: Normas da ABNT
Envie seu comentário
Nome:
Email:
Mensagem:
1
2
3
4
5

Nenhum comentário: