Rio -  Conhecido por suas belezas naturais e considerado uma das mais admirados destinos do Brasil, o Município de Arraial do Cabo reúne todos os atrativos necessários para atrair turistas do mundo todo. A cidade comemora no próximo dia 13 de maio 28 anos de emancipação político-administrativa, e, para isso, preparou uma programação extensa, para todos os gostos. A programação vai contar com alvorada, hasteamento de bandeira, missa, culto, shows e desfile cívico.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
O Desfile Cívico vai acontecer na segunda, dia 13, com a participação das escolas municipais e estaduais, além de bandas escolares de municípios vizinhos, com destaque para Marinha do Brasil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Base Aeronaval de São Pedro da Aldeia e muito mais.
A festividade acontece na nova orla da Praia dos Anjos, Shangri-lá, inaugurada ontem à noite com show da cantora gospel Damares.
Hoje, dia 11, é a vez de o ídolo Lulu Santos subir ao palco e agitar a galera. No domingo, dia 12, a banda de rock NX Zero agita a juventude; encerrando os shows, o cantor Fábio Júnior sobe ao palco.
CONQUISTAS
O prefeito Wanderson Cardoso de Brito, o Andinho, fez um balanço das principais conquistas dos últimos anos.
“Em pouco mais de quatro anos da atual administração, o município teve um salto de desenvolvimento consolidando grandes parcerias e aquecendo a economia do setor turístico e offshore. A conquista da licença ambiental para o funcionamento do Porto do Forno e a chegada dos royalties do petróleo foram fatores determinantes para a boa fase em que Arraial do Cabo se encontra”, declarou Andinho.
A parceria com o governo do estado permitiu que o município melhorasse sua infraestrutura, com a revitalização da orla, pavimentação e drenagem das ruas, reurbanizando a cidade, proporcionando aos bairros mais afastados do 2º distrito obras de saneamento básico e fornecimento de água. Os investimentos em diversas áreas renderam também o aumento do índice do Ideb no ensino público municipal, passando de 81º para 9º no quadro geral do Rio de Janeiro, em 2011.
A população também pode contar com bolsa de estudo universitário e transporte gratuito até as universidades, o que possibilitou o aumento do número de pessoas cursando o Ensino Superior. Além disso, o município disponibiliza em parceria com o Senac e Sebrae, de cursos técnicos profissionalizantes.
De acordo com o prefeito Wanderson Cardoso de Brito, o Andinho, mais de 600 profissionais se formaram com a ajuda da prefeitura na área de offshore.
“Proporcionar ao cidadão cabista a oportunidade de ter uma profissão me deixa muito orgulhoso. Com o fechamento da Álcalis, tornou-se necessário qualificar os nossos jovens para entrar no mercado de trabalho. Eles devem estar preparados para acompanhar o desenvolvimento do país, principalmente, na área do pré-sal. E uma das metas do nosso governo é investir na qualidade do ensino e na qualificação profissional”, destacou o prefeito.
A administração municipal comemora também o anúncio da criação de um Complexo Logístico, que será administrado pela Companhia de Desenvolvimento Industrial (Codin), em terreno de cerca de 4 milhões de metros quadrados, vizinho ao Aeroporto Internacional de Cabo Frio e distante seis quilômetros do Porto do Forno, em Arraial do Cabo.