Rio -  Trinta quilos a menos, mais saúde e uma filha linda. Essas foram as conquistas dafisioterapeuta Juliana Portelada, 32, que participou do Programa de Cirurgia Bariátrica da Secretaria de Estado de Saúde. Graças à operação e à força de vontade, ela comemora amanhã seu primeiro Dia das Mães, ao lado de Júlia, de 10 meses. Mãe de primeira viagem, ela se supreendeu com a rapidez de sua recuperação.
Com Júlia, Juliana comemora amanhã seu primeiro Dia das Mães | Foto: SES
Com Júlia, Juliana comemora amanhã seu primeiro Dia das Mães | Foto: SES
Pouco antes de ser operada, em 2010, Juliana estava com 135 kg e engravidou, mas perdeu o bebê devido à obesidade. Depois disso, ela já tinha perdido as esperanças de ser mãe. “Achei que não iria mais engravidar, porque estava com amenorréia (ausência de menstruação) há nove meses”, relata a fisioterapeuta. “Quando descobri que estava grávida, onze meses depois da cirurgia, tomei um susto, pois não estava programado. Foi sensacional”, comemora.
O parto foi realizado pela obstetra de Juliana, que já tinha operado com sucesso outras duas mulheres na mesma situação. De acordo com os médicos, só foi possível levar a gravidez adiante devido à perda de peso obtida com a cirurgia bariátrica.
Mesmo com ansiedade da espera da filha, Juliana não se descuidou da alimentação. “Fiz tudo com muito cuidado, fui muito cautelosa. Comia porções pequenas de frutas e alimentos leves a cada duas ou três horas”, diz. Ela engordou apenas sete quilos durante a gestação e já os perdeu,naturalmente. “Hoje, não consigo comer porções acima dos 400 gramas e vou devagar nos doces”, garante.
Orgulhosa e feliz, Juliana comemora a chegada da filha. “Ela é uma criança linda”, afirma, emocionada.
Assim como Juliana, mais 530 pessoas mudaram suas vidas com Programa de Cirurgia Bariátrica do Estado. As operações são gratuitas, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e quem deseja participar pode solicitar um requerimento na unidade ambulatorial mais próxima de casa.