Rio -  Cerca de 600 crianças e jovens de áreas com Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) têm a oportunidade de aprender música clássica. Dividido em núcleos, o projeto Ação Social pela Música funciona no Morro Dona Marta, na Zona Sul, beneficiando as comunidades Santa Marta, Pavão-Pavãozinho, Babilônia e Chapéu-Mangueira. Na Zona Norte, o Morro dos Macacos e o Complexo do Alemão recebem as aulas. Cidade de Deus, na Zona Oeste, também participa da iniciativa.
Diversas comunidades estão sendo beneficiadas com o projeto Ação Social pela Música | Foto: Divulgação
Diversas comunidades estão sendo beneficiadas com o projeto Ação Social pela Música | Foto: Divulgação
Morador do Pavão-Pavãozinho, Luiz Hortêncio tem apenas 11 anos, mas já sabe o que quer ser quando crescer: violoncelista. Há três anos frequentando o curso na comunidade Santa Marta, o jovem aprendeu a tocar o instrumento e melhorou o desempenho na escola. A irmã, Maria Luisa, de 8 anos, também é aluna do projeto.
"Adoro as aulas. Desde o início, gostei do violoncelo. Melhorei na escola e já sei que quero ser músico quando crescer", afirmou Luiz.
De acordo com o coordenador pedagógico da ação, Julio Camargo, as aulas de reforço de Português e Matemática são um complemento ao ensino dos instrumentos.
"A evolução que as crianças apresentam no aprendizado se reflete nas aulas de música e vice-versa", explicou o coordenador.

Coordenadora do projeto, a violoncelista Fiorella Solares acredita que a experiência nas comunidades pacificadas desde a implantação da iniciativa no Morro Santa Marta, em 2009, tem superado expectativas.
"Eles aprendem a ter concentração e responsabilidade, que são transferidos para a profissão e para qualquer área da vida deles. A grande cereja do bolo é ver a mudança de mentalidade dos pais e dos familiares desses jovens, que não acreditavam na capacidade deles de aprender um instrumento clássico. Agora, eles têm orgulho de ver o filho tocar em uma orquestra", diz Fiorella.