Paes cresce 5% em pesquisa do Ibope e lidera com 57% das intenções de voto
Candidato do PSOL, Marcelo Freixo sobe apenas 1%
POR TIAGO FREDERICO
Rio - O Ibope divulgou uma nova pesquisa de intenção de votos para prefeito do Rio de Janeiro, nesta terça-feira, dia 2 de outubro. Foram ouvidos 1204 eleitores no município e, pela amostra, o candidato do PMDB, Eduardo Paes, venceria a eleição no primeiro turno, com 57% dos votos, caso a votação fosse hoje. A margem de erro é de 3%, para mais e para menos.

Se a eleição fosse hoje, Paes seria eleito. Na segunda-feira, o candidato participou de um debate na TV Record | Foto: Alexandre Brum / Ag. O Dia
Marcelo Freixo (PSOL) foi a escolha de 18% dos eleitores; Rodrigo Maia (DEM) alcançou 2%; Aspásia Camargo (PV), 1%; Otávio Leite (PSDB), 2%; e Cyro Garcia (PSTU), 1%. Os candidatos Fernando Siqueira (PPL) e Antônio Carlos (PCO) não pontuaram, nesta pesquisa. Votos brancos e nulos somaram 11% e os candidatos indecisos e que não responderam foram 8%.
Considerando os votos válidos
O Ibope simulou o resultado das eleições, caso a votação fosse hoje, com os votos válidos.O candidato do PMDB, Eduardo Paes, alcançaria 70% dos votos, enquanto que Marcelo Freixo, do PSOL, teria 22%. Rodrigo Maia (DEM) e Otávio Leite (PSDB) marcariam 3%; Aspásia Camargo (PV) e Rodrigo Siqueira (PPL) teriam, ambos, 1%.
Em caso de segundo turno
No caso de um segundo turno, o candidato Eduardo Paes (PMDB) alcançaria 61% dos votos e Marcelo Freixo (PSOL) teria 24%. Votos brancos e nulos seriam 9% e 5% dos eleitores não saberiam em quem votar ou estariam indecisos.
A pesquisa foi realizada entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), sob o número 00196/ 2012.
Evolução nas pesquisas
Eduardo Paes (PMDB) - A primeira pesquisa de intenção de votos divulgada pelo Ibope, em 3 de agosto, dava ao candidato 49% das intenções de voto. Na segunda, em 16 de agosto, Paes caiu para 47%; na terceira, em 5 de setembro, subiu para 52%; na última, divulgada em 25 de setembro, o prefeito continuou com 52%. Agora, Paes tem 57%.
Marcelo Freixo (PSOL) - O candidato do PSOL tinha 8% das intenções de voto na primeira pesquisa divulgada pelo Ibope, em 3 de agosto. Na segunda, em 16 de agosto, Freixo marcou 12%; na terceira, 5 de setembro, o candidato tinha 14%; e na última, divulgada em 25 de setembro, tinha 17%. Agora, Marcelo Freixo tem 18% das intenções de voto.
Rodrigo Maia (DEM) - Rodrigo alcançou 5% das intenções de voto em 3 de agosto. Na segunda pesquisa, 16 de agosto, o candidato do DEM continuou com 5%. Na terceira pesquisa, 5 de setembro, Maia caiu para 3%. Na última, 25 de setembro, Rodrigo alcançou 4%. Agora, Rodrigo Maia tem 2% das intenções de voto.
Otávio Leite (PSDB) - O tucano tinha 3% das intenções de voto, em 3 de agosto, e continuou com 3% na segunda pesquisa, 16 de agosto. Na terceira, 5 de setembro, Otávio caiu para 2%. Na última pesquisa divulgada pelo Ibope, 25 de setembro, candidato do PSDB tinha 3%. Agora, Otávio Leite tem 2%.

Aspásia Camargo oscilou entre 2% e 1% ao longo das pesquisas do Ibope. Agora, ela tem 1%. Nesta segunda-feira, a candidata participou de debate na TV Record | Foto: Alexandre Brum / Ag. O Dia
Aspásia Camargo (PV) - Na primeira pesquisa divulgada pelo Ibope, 3 de agosto, Aspásia tinha 2% das intenções de voto. Na segunda, 16 de agosto, caiu para 1%. Aspásia voltou para 2% na terceira pesquisa, 5 de setembro; e caiu para 1%, novamente, na última pesquisa, 25 de setembro. Agora, Aspásia tem 1%.
Cyro Garcia (PSTU) - O candidato tinha 1% das intenções de voto, em 3 de agosto. Foi para 2% em 16 de agosto. Na terceira pesquisa, 5 de setembro, e na última, 25 de setembro, Cyro não pontuou. Agora, o candidato do PSTU tem 1%.
Brancos/Nulos - Os votos brancos e nulos representavam 17% em 3 de agosto. Na segunda pesquisa, 16 de agosto, foram de 15%. Na terceira, 5 de setembro, marcaram 16%. Na última pesquisa, 25 de setembro, somaram 10%. Agora, os votos brancos e nulos representam 11% dos votos.
Não Sabem/Indecisos - Na primeira pesquisa divulgada pelo Ibope, em 3 de agosto, 14% dos eleitores não sabiam em quem votar. Em 16 de agosto, este número era de 15%. Na terceira pesquisa, 5 de setembro, o universo de eleitores indecisos marcou 10%. Na última pesquisa, 25 de setembro, 12% não sabiam em quem votar. Agora, 8% dos eleitores ainda não sabem em quem vão votar ou estão indecisos.

Arte: O Dia
Fiscais fecham associação de moradores em Curicica
Fiscais do TRE, com o apoio de militares, fizeram ontem operação nas comunidades Vila Sapê e Quarto Centenário, em Curicica, e fecharam uma associação de moradores onde foram apreendidos panfletos, placas e folders atribuindo o asfaltamento de ruas na região ao vereador e candidato à reeleição Marcelo Piuí (PHS). O presidente da associação foi preso. Exército e Marinha estão em ação no Rio com três mil homens em comunidades sob influência do tráfico e de milícias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário