Rio -  A empresa Rex, de Eike Batista, responsável pelo projeto de reforma da Marina da Glória, admitiu rever os planos. A Rex divulgou nesta quinta-feira que o projeto, criticado por políticos, Ministério Público, arquitetos e urbanistas, deverá ser discutido com todos os setores interessados. Uma das posibilidades em estudo é aumentar as vagas secas para barcos na Marina.

Campeões de vela, os irmãos Torben e Lars Grael não gostaram das intervenções, aprovadas previamente pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). “Como está proposto não é um plano náutico, mas comercial”, critica Lars Grael, bronze em Seul em 1988 e Atlanta em 1996.

Com cinco medalhas olímpicas, entre elas dois ouros, Torben Grael mostra preocupação com o legado olímpico do Rio.
Marina tem mais de 100 vagas secas: projeto prevê redução para 50 | Foto: Paulo Araújo / Agência O Dia
Marina tem mais de 100 vagas secas: projeto prevê redução para 50 | Foto: Paulo Araújo / Agência O Dia
“Exemplos de trabalhos bem feitos nessa área não faltam: Barcelona, Seul... e não o que está à mesa. Estamos correndo o risco de um fiasco internacional com este projeto da Marina e a Baía de Guanabara ainda muito poluída para competições de vela.”

Eike quer construir lojas e um centro de convenções na Marina da Glória. A Rex divulgou que pretende ocupar 7.742 metros quadrados da área, tombada pela União desde 1965, com os empreendimentos.

O plano contraria a legislação. Atualmente a Marina tem 1,6 mil metros quadrados de edificações. A Rex informou que o projeto foi apresentado ao Comitê Olímpico Internacional que, na ocasião, aprovou as intervenções para a realização de provas de vela na Marina. Para Lars Grael ainda há tempo para melhorar o projeto.

“Gostaria de convidar o empresário (Eike) e as autoridades para conhecer a Marina de Kiel, na Alemanha. Nas Olimpíadas de Munique em 1972, eles deram uma lição do que é um legado náutico e perdura até hoje, 42 anos depois. O Rio deveria fazer igual”, sugere.

A Rex esclarece que o empresário Eike Batista não esteve presente a audiência no dia 2, na qual foi representado pelo presidente da Rex, Marco Adnet.

Audiência  será no dia 30

Os debates em torno da revitalização da Marina da Glória terão nova rodada na próxima terça-feira, dia 30. O deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL) marcou uma audiência pública na Alerj.

Representantes da Rex vão apresentar a ampliação do setor de lojas da Marina, que subirá de 36 unidades para 50, segundo a empresa. O comércio no local será voltado para serviços náuticos e gastronômicos. A Rex afirma ainda que o Rio terá um espaço de padrão internacional.

Outro trunfo da empresa contra as críticas é a promessa de despoluição da Marina, com um investimento de R$ 5 milhões em parceria com a Cedae para acabar com despejo de esgoto.