China -  A disputa de duas creches pelos alunos na localidade de Lianghe, província de Hebei, na China, deixou duas irmãs, de 5 e 6 anos, mortas no último dia 24. As meninas foram envenenadas pela diretora de uma das instituições.
Mãe se desespera ao ver filha morta | Foto: Reprodução Internet
Mãe se desespera ao ver filha morta | Foto: Reprodução Internet
De acordo com o jornal China Daily, Shi Haixia, de 39 anos, colocou tetramina — veneno usado para matar ratos — em um iogurte, dentro de uma mochila, no caminho do Jardim de Infância “rival”, para que as crianças encontrassem. Com isso, ela pretendia deixar a concorrente com “má fama”. Ela e sua cúmplice, que não foi identificada, foram presas horas depois.
Na volta para casa, com a avó, as meninas acharam a bolsa e levaram-na. Ao chegar em casa, elas ingeriram a bebida envenenada.
Ao reclamarem do sabor amargo, a avó experimentou o iogurte. Pouco tempo depois, as crianças começaram a sentir fortes dores e caíram no chão. Uma das meninas morreu ainda na ambulância, e a outra, uma semana após ser internada. Já a avó foi hospitalizada, mas sobreviveu.
Após as mortes, o governo chinês afirmou que vai reforçar a segurança nas creches e pediu que todas as instituições verifiquem seus alimentos antes de servi-los aos alunos.
Casos bizarros
A falta de investimentos na educação provoca o surgimento de instituições particulares fundadas por pessoas despreparadas na China. Em março, um professor obrigou alunos a beberem sua urina como “punição pela bagunça”. Outro funcionário postou fotos na Internet de crianças levantadas pelas orelhas e amordaçadas, para que fizessem silêncio.